sábado, 3 de outubro de 2015

Líder trabalhista Jeremy Corbyn participará em eventos para apoiar o povo saharaui



 O novo líder do partido trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, já está dando a conhecer a política externa do seu partido, nomeadamente no que concerne à luta do povo saharaui. O líder da segunda força política britânica participará, em finais do mês de abril, numa conferência de apoio ao povo saharaui pela sua autodeterminação e independência.

Segundo os organizadores do evento, Londres acolherá, de 15 de Outubro a 6 de Novembro, várias iniciativas para sensibilizar a opinião pública britânica, nomeadamente através de conferências e manifestações, as quais têm também a como intenção recordar o 40.º aniversário da ilegal invasão do Sahara Ocidental por parte de Marrocos.

Jeremy Corbyn pronunciará um discurso para abordar a causa saharaui e exporá o programa do seu partido em relação ao processo de descolonização no Sahara Ocidental. À conferência assistirão também membros do grupo parlamentar britânico de apoio ao povo saharaui e representantes de várias organizações não-governamentais britânicas.

Ao longo da sua ampla trajetória política, Jeremy Corbyn manifestou em varias ocasiões o seu claro apoio à autodeterminação do povo saharaui e denunciou em reiteradas ocasiões as violações dos direitos humanos nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental e a ilegal exploração dos recursos naturais por parte de Marrocos. Corbyn também criticou os ilegais tratados comerciais firmados pela União Europeia e Marrocos, por os mesmos incluírem o território não-autónomo do Sahara Ocidental.

Desde a sua contundente vitória à liderança do partido trabalhista, Marrocos tomou consciência que, a partir de agora, contará com um novo adversário às suas manobras e iniciativas para legitimar a sua ilegal ocupação do Sahara Ocidental, sobretudo no Reino Unido, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Fonte mundiario.com

Sem comentários:

Enviar um comentário