terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Frente Polisario vai ter novo líder?




O Secretário-Geral da Frente POLISARIO e Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, terá anunciado que deixará a presidência no próximo congresso do movimento de libertação — que se realiza dentro de dias  — e terá pedido que seja eleito um novo líder, quem o afirma é a publicação online “El Confidencial Saharaui”.

O pedido do Presidente e Secretário-Geral da Frente Polisario terá tido lugar durante a reunião do Secretariado Nacional da organização realizada ontem, segunda-feira, dia 7 de Dezembro.

Segundo fontes citadas pela publicação, Mohamed Abdalaziz anunciou a sua intenção de abandonar o poder o XIV Congresso da Frente Polisario, apelando à eleição de um novo chefe de Estado que represente o povo saharaui e que trabalhe para tornar realidade as esperanças e aspirações de todos os saharauis.

EL Confidencial Saharaui recorda que «é a segunda vez que o Secretário-Geral da Frente Polisario anuncia a sua intenção de abandonar o poder. Em Agosto de 2015, durante a 12ª Sessão do Secretariado Nacional da Frente Polisario, o presidente já reiterara a necessidade de eleger um novo presidente, incluindo um novo Secretário-Geral da Frente Polisario.


Mohamed Abdelaziz terá afirmado que este é um passo para um novo começo e uma oportunidade para a boa prática da democracia na sua forma sólida e concreta. Mohamed Abdelaziz, militar e estratega de grandes operações militares contra o exército de ocupação marroquino durante os anos de conflito bélico, está há 39 na liderança do movimento saharaui, tendo sido eleito após a morte do seu líder histórico, El-Ouali Mustapha Sayed, que ocorreu durante uma operação militar às portas da capital da Mauritânia a 9 de Junho de 1976.

Sem comentários:

Enviar um comentário