sábado, 5 de dezembro de 2015

Ativista Embarek Daoudi condenado a 5 anos de prisão




O Tribunal Penal de Primeira Instância de Agadir, Marrocos, condenou o ativista Embarek Daoudi a uma pena de 5 anos de prisão em julgamento que decorreu ontem na cidade marroquina.

Daoudi tem 65 anos e encontra-se doente. Há dois anos que está detido sem que tenha acesso a cuidados médicos médica, suportando castigos vexames. Grande parte da detenção foi a título de prisão preventiva sem prazo estabelecido, enquanto aguardava julgamento do tribunal militar marroquino, ainda que no final da sua detenção tenha sido sujeito a uma condenação de seis meses pelos tribunais civis de Goulimin e Agadir. Mas o objetivo era mesmo: não deixá-lo sair da prisão.

O ativista apresentou-se no julgamento imbuído da mesma firmeza e espirito de luta que sempre demonstrou, entoando palavras-ordem a favor da autodeterminação do povo saharaui demonstrando ante todos a firmeza de um ativista veterano que nunca deixou de lutar pela liberdade.

Apesar das férreas medidas de controlo para restringir o acesso ao julgamento, não faltaram observadores internacionais e saharauis chegados de todas as partes.

Vídeo tirado clandestinamente da entrada de Embarek Daoudi na sala de tribunal:


Sem comentários:

Enviar um comentário