sábado, 2 de janeiro de 2016

Marrocos expulsa representante da Fundação Friedrich Naumann




A representante da Fundação Friedrich Naumann, Andrea Nusse, foi obrigada ontem a deixar o território marroquino, depois de ter sido declarada personna non grata pelas autoridades marroquinas. O regime acusa-a de realizar atividades culturais com personalidades defensoras dos direitos humanos, como Maati Monjib e Ali Anouzla, bem como com a própria Associação Marroquina dos Direitos Humanos  (AMDH).

Segundo o historiador marroquino Maati Monjib, Andrea Nusse fala correntemente o árabe e aprendia neste momento o dialeto marroquino. Seu marido nasceu em Marrocos e ela vivia há muito tempo no país.

Há algumas semanas Andrea Nusse  foi informada que era « personna non grata» na sequência da visita que fez a Maati Monjib, historiador e defensor dos direitos humanos,  que esteve em greve de fome para denunciar a perseguição de que é alvo pelas suas livres opiniões. A semana passada o Makhzen (o poder, o sistema ligado ao paládio real)  deixou-lhe bem claro que os seus problemas vinham da sua relação com Ali Anouzla, Maati Monjib e da Associação Marroquina dos Direitos Humanos (AMDH)
An Fundação Friedrich Naumann pela Liberdade é uma fundação alemã de visão liberal. A Fundação integra a cooperação internacional da Alemanha desde há mais de 40 anos. Está representada em Marrocos desde 1969.


Sem comentários:

Enviar um comentário