sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Suécia apoia a independência do Sahara Ocidental




O Partido Social-Democrata sueco, partido no poder, manifestou esta segunda-feira o seu apoio à luta do povo saharaui pela sua liberdade e a edificação de um Estado independente no Sahara Ocidental e condenou a continuidade da ocupação marroquina.

Em carta dirigida à Frente Polisario na sequência da realização do 14º Congresso, o partido sueco reafirmou o seu apoio ao povo saharaui na sua luta pela recuperação dos seus legítimos direitos.

 


O Partido Social-Democrata sueco expressou expressa ainda a sua satisfação pelo nível das relações históricas que o unem à Frente Polisario, reiterando o seu compromisso para consolidar a cooperação e a coordenação bilateral.

Importa destacar que esta posição tem lugar num momento em que o Parlamento da Suécia se prepara para debater o reconhecimento da República Saharaui e o estatuto diplomático.
Também o Governo da Suécia está elaborando um relatório sobre a sua política externa no conflito do Sahara Ocidental, relatório que possivelmente virá a ser divulgado no próximo mês de Março.

O Partido Social-Democrata sueco tem 113 deputados dos 349 que compõem o Parlamento sueco. No Governo está coligado com o Partido dos Verdes que, por sua vez, possui 25 deputados no Parlamento. Os dois partidos estão coligados num governo de minoria que é liderado pelo social demorata Stefan Löfven.



Sem comentários:

Enviar um comentário