sábado, 19 de março de 2016

O Conselho de Segurança reúne-se de novo para examinar as medidas de extorsão tomadas por Rabat contra a MINURSO.





O Conselho de Segurança reuniu-se de novo sexta-feira à noite a pedido dos EUA para examinar as medidas de extorsão anunciadas por Marrocos contra a MINURSO, os Capacetes Azuis da ONU no Sahara Ocidental.
A reunião que acaba de começar em Nova Iorque realiza-se um dia depois da de uma sessão de urgência daquele organismo da ONU sobre a MINURSO cujos detalhes ainda não foram tornados públicos até agora.
A reunião tem lugar a pedido dos Estados Unidos membro permanente do Conselho de Segurança para aclarar a posição de Marrocos sobre as medidas transmitidas quinta-feira passado ao secretário-geral da ONU com respeito à redução dos efetivos da MINURSO, informou uma fonte da ONU à APS.
A fonte precisa que duas opções foram adotadas pelo Conselho de Segurança antes da sua primeira reunião de quinta-feira para responder com rigor a Marrocos.
Uma das duas opções implica uma "forte declaração" que será feita pelo Presidente do Conselho de Segurança para fazer recordar a Marrocos as suas obrigações internacionais. E a segunda prevê a convocatória do Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas para lhe transmitir o repúdio por esta decisão unilateral de desmantelar a MINURSO.
No entanto, durante a reunião de ontem (Quinta-feira), três países a saber, França, Egipto e Senegal opuseram-se às propostas, empurrando o presidente do Conselho de Segurança, o angolano Ismael Gaspar Martins a limitar-se a uma simples afirmação lapidária à imprensa, que a resolução deste problema se levará a cabo de forma bilateral, informou a mesma fonte.
Na sexta-feira, o porta-voz de Ban Ki-moon, Stéphane Dujarric, criticou as palavras que revelaram a posição do Conselho de Segurança, consideradas dececionantes em comparação com as expectativas que tinha a Secretaria-Geral da ONU.
"Teria sido melhor se tivéssemos recebido palavras mais claras do Presidente do Conselho de Segurança", afirmou o porta-voz de Ban Ki-moon, durante uma conferência de imprensa. Acrescentando "que é importante que o Conselho de Segurança também assuma a sua responsabilidade".
O porta-voz de Ban Ki-moon, confirmou também durante a conferência de imprensa que os membros do Conselho de Segurança tinham diferentes pontos de vista sobre a disputa.


Fonte. Agência de Argélia, APS.DZ

Sem comentários:

Enviar um comentário