quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Procurador Geral da União Europeia dá como inválido o acordo de pesca com Rabat por afetar a Sahara Ocidental



Veja AQUI (http://bit.ly/2ANsN1d)  o Comunicado de Imprensa do Tribunal Europeu de Justiça.

Bruxelas, 10 de janeiro (EFE). - O acordo de pesca entre a União Européia (UE) e Marrocos não é válido porque se aplica ao Sahara Ocidental e às águas adjacentes, de acordo com um parecer de um advogado geral do Tribunal de Justiça da UE, publicado hoje.

O advogado defende que, ao celebrar o acordo, a União "não cumpriu a obrigação de respeitar o direito do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação" e "não reconheceu uma situação ilegal resultante da violação desse direito".

Sublinha também que a UE não estabeleceu "as garantias necessárias para garantir que a exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental redundem em benefício para as pessoas desse território".

A UE e Marrocos concluíram, em 1996, um acordo de associação, dez anos depois um acordo de pesca e, em 2012, um acordo de liberalização sobre produtos agrícolas, produtos agrícolas transformados, peixe e produtos da pesca.

O Tribunal de Justiça da UE decidiu em dezembro de 2016 que os acordos de associação e liberalização entre as partes não se aplicavam ao Sahara Ocidental. No entanto, o tribunal não se pronunciou sobre a validade do acordo de pesca.

As conclusões publicadas hoje referem-se a uma denúncia apresentada perante o Supremo Tribunal de Justiça da Inglaterra e do País de Gales pela Western Sahara Campaign, uma organização voluntária no Reino Unido cujo objetivo é promover o reconhecimento do direito à autodeterminação do povo saharaui , tendo por motivo o acordo de pesca.

De acordo com essa organização, as autoridades britânicas agem ilegalmente quando aplicam este acordo e, especificamente, quando concedem tratamento tarifário preferencial aos produtos originários do Sahara Ocidental que são certificados como produtos originários do Reino de Marrocos.

A mesma organização também coloca em causa que as autoridades britânicas tenham a possibilidade de conceder licenças de pesca nas águas adjacentes ao Sahara Ocidental, uma vez que o acordo prevê que os navios de pesca da União possam, sob certas condições, realizar determinadas atividades de pesca nos bancos pesqueiros marroquinos.

O tribunal britânico pede ao Tribunal de Justiça da UE, por um lado, se associações como a Western Sahara Campaign têm o direito de questionar a validade dos actos da União por violar o direito internacional e, por outro lado, se o acordo de pesca é válido de acordo com a normativa europeia.

No parecer apresentado hoje, o advogado geral propõe que o Tribunal de Justiça responda que é competente para avaliar se os acordos internacionais celebrados pela União são legais, que associações como o Western Sahara Campaign têm o direito de questionar o acordo de pesca e que este protocolo não é válido, porque se aplica ao território e às águas do Sahara Ocidental.

O procurador-geral considera que as regras do direito internacional que vinculam a União, quando são incondicionais e suficientemente precisas em seu conteúdo e quando sua natureza e estrutura não obstruem o controle judicial do ato que está sendo contestado, podem e devem ser invocadas perante o tribunal.

Neste contexto, ele acredita que estes requisitos são cumpridos nas três regras do direito internacional invocadas pela Western Sahara Campaign: o direito à autodeterminação, o princípio da soberania permanente sobre os recursos naturais, que obriga que a exploração dos mesmos redunde em benefício do povo do Sahara Ocidental e as disposições do direito internacional humanitário aplicáveis na celebração de acordos internacionais para a exploração dos recursos naturais dos territórios ocupados.

O Procurador Geral argumenta que tais regras podem ser invocadas no contexto do controle judicial dos acordos internacionais celebrados pela União.
Fonte: agência EFE



Sem comentários:

Enviar um comentário