domingo, 10 de fevereiro de 2019

Marrocos fracassa na relação com a Administração Donald Trump sobre o Sahara Ocidental






Fonte e imagen: EIC Poemario por un Sahara Libre / DLRS
10/02/19.- Um comunicado do Departamento de Estado publicado na sua página web a 6/02/2019 refere que “O Secretario de Estado americano, Mike Pompeo, recebeu no passado dia 6 de fevereiro em Washington o ministro de Relações Exteriores marroquino, Nasser Bourita”. Um vão intento da diplomacia marroquina para alterar a firme postura da administração republicana sobre o conflito do Sahara Ocidental. Um tímido encontro que foi qualificado pela própria imprensa marroquina como “muito comum, que não reflete a relação estratégica de que Marruecos se orgulha”, segundo sublinha o portal Lakome.

Este órgão afirma que “A receção teve lugar quarta-feira em Washington e que não se trata de uma cimeira entre os dois países, mas antes um receção rotineira e ordinária. Não se prolongou por muito tempo e também não deu lugar a qualquer acordo escrito , excepto agradecimentos e desejos”.
A frase “uma autonomia credível” que a anterior administração costumava usar desta vez não foi mencionada nem verbalmente nem no comunicado final.
A imprensa marroquina interpreta que “A ausência de qualquer referência ao plano de autonomia marroquina resulta da visão do Assessor de Segurança Nacional, John Bolton, sobre o tema do Sahara Ocidental, postura que começou a influir nas resoluções do Conselho de Segurança sobre a natureza do conflito saharaui”.
A imprensa marroquina lamenta que “a ajuda económica e militar dos EUA a Marrocos tenha diminuido e o Acordo de Livre Comércio não tenha podido fortalecer relações. Tudo indica a perda de relações estratégicas entre Marrocos e os EUA”.

Sem comentários:

Enviar um comentário