domingo, 10 de fevereiro de 2019

Morre o jovem saharaui que se imolou como um bonzo em Guerguerat




O jovem saharaui que se imolou pelo fogo como um bonzo em Guerguerat faleceu esta quarta-feira devido às profundas queimaduras que sofreu ao imolar-se pelo fogo em Guerguerat em protesto contra os maus-tratos por e recusa das forças de ocupação em dar cumprimento às suas legítimas reivindicações.

O jovem saharaui Ahmed Salem Uld Ahmed Uld Lemgheimid havia organizado em 27 de jneiro de 2019, um ato de protesto contra os maus-tratos a que foi submetido por parte dos serviços policiais de ocupação.
Os serviços aduaneiros marroquinos também lhe haviam confiscado as mercadorias que transportava através da região saharaui de Guerguerat.
As forças marroquinas obrigaram-no pela força e ameaçaram-nos com castigo mais severo caso voltasse a protestar.
Testemunhas presenciais disseram que o jovem desesperado por tantas humilhações e escárnios imolou-se pelo fogo como um bonzo frente a esquadra de polícia e da representação da MINURSO.
A Frente POLISARIO através do ministério dos Assuntos das Zonas Ocupadas expresou a sua mais enérgica condenação pelo doloroso incidente e apresentou as suas sentidas condolencias ao povo saharaui e à família do jovem.

Forças de ocupação enterram o jovem sem autorização da família
As autoridades de ocupação marroquinas decidiram enterrar o joven Ahmed Lamghaimad sem autorização dos seus familiares, obrigando o condutor da ambulância que transportava Ahmed Salem Lamghaimad para um cemitério a norte da cidade de El Aaiún ocupada.
O local do enterro deu-se a 29 km da capital saharaui e sem que tivesse tido a presença da sua família.
As autoridades tomaram esta decisão por medo à reação dos saharauis que esperavam poder despedir-se do jovem pela última vez.
Antes de falecer o jovem que se imolou pelo fogo passou quatro dias entre os hospitais do Sahara Ocidental ocupado e do Reino de Marrocos onde sofreu várias negligências médicas.
Fonte: Poemario Por um Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário