domingo, 10 de fevereiro de 2019

Brahim Gali reúne em Adís Abeba com António Guterres, SG da ONU




Adis Abeba, 10 fevereiro de 2019. -(El Confidencial Saharaui) / Por Lehbib Abdelhay/ECS.
No âmbito das consultas entre as autoridades saharauis e o Secretariado das Nações Unidas, Brahim Gali, Presidente da República Saharaui e Secretário-Geral da Frente Polisario, manteve hoje conversações oficiais com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres na capital da Etiópia, Addis Ababa, relata a SPS.

As conversações centraram-se no processo de paz conduzido pelas Nações Unidas no Sahara Ocidental e em particular nos esforços do Secretário-Geral e do seu Enviado Pessoal, Horst Köhler, para encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito na base da legitimidade internacional, acrescenta a agência de noticias saharaui SPS.

O secretário-geral da ONU, por seu lado, destacou o seu total apoio ao seu enviado pessoal para avançar no processo político atual dirigido pela ONU com vista à procura de uma solução para o longo conflito no Sahara Ocidental.

Durante a reunião, Gali sublinhou a plena cooperação das autoridades saharauis com as Nações Unidas para alcançar uma solução justa e duradoura para a questão de descolonização do Sahara Ocidental na base da aplicação da legitimidade internacional e no respeito pelo direito inalienável do povo saharaui à livre determinação e à independência em conformidade com as resoluções da ONU e da União Africana (UA).

Cabe assinalar que a União Africana instou os dois Estados membros da União, a República Saharaui e o Reino de Marrocos, a iniciar negociações diretas e sem condições prévias para resolver o conflito.



As consultas oficiais assistiram o Secretário-Geral das Nações Unidas, acompanhado de John Pierre Lacroix, Secretario-Geral Adjunto para Operações de Paz, Bienz Gawans, Assessora do Secretário-Geral para Assuntos Africanos e adjunta de Guterres.

Do lado saharaui, o presidente da República, Brahim Gali, era acompanhado por Mohamed Salem Ould Salek, ministro dos Assuntos Exteriores, a Secretária-Geral da União das Mulheres Saharauis, Fatma Mahdi, e pelo representante da Frente Polisario junto da ONU, Sidi Mohamed Omar.


Sem comentários:

Enviar um comentário