sábado, 11 de abril de 2020

Pedofilia e prostituição de menores em Marrocos




Um SUV todo-oterreno como os da BlackWater (hoje Academi) aproxima-se de uma criança nas proximidades de um McDonalds, não muito longe de Jamaa Fna, a praça de fofocas de turistas em Marraquexe. Os ocupantes - são vários - convidam-no para um jantar. Abrem a porta da viatura. O garoto entra.

Um motociclista italiano espera que as meninas saiam da escola, numa cidade no sul do puritano. Dirige-se à adolescente - que parece já conhece-lo - a garota salta para cima da mota e os dois desaparecem na vastidão de um horizonte amplo e ocre.
Um grupo de sauditas está procura um guia e motorista que conheça bem o bairro. Alugam uma casa para organizar festas e procuram adolescentes que são generosamente pagos, como se o dinheiro dignificasse o seu comportamento. Drogas, orgias e festas por atacado ... com menores.
Se os gritos e as sirenes de alarme soam tão tão alto e são tantas as notícias que o referem, é, pois, muito difícil calcular a dimensão da pedofilia e do turismo sexual que se manifesta todos os anos naquele país com a regularidade do verão.
Os números assépticos apresentados pelas estatísticas são ocultados pela censura familiar e social. Se o Estado persegue os abusos, não vai tão longe onde a família não o aceita. Em certos casos, o que importa é a sobrevivência, e não saber de onde vem o dinheiro.
A fonte está na Europa, onde está a grande massa de consumo. "Os rituais do mercado de meninos, o mercado de escravidão, excitaram-me muito", escreveu Frederick Mitterrand, ex-ministro da Cultura francês, depois de publicar as suas divagações na Tailândia. De imediato, o seu governo manifestou o compromisso "na luta contra o turismo sexual".
Que patética contradição!

Luc Ferry – outro ex-ministro da Educação francês - denunciou um ministro francês implicado "em orgias com crianças em Marraquexe".

David S. Woolman, no seu livro “Abdel Krim y la guerra del Rif”, afirma que até aos anos vinte do século passado, vendiam-se jovens no mercados do norte de África.
Agadir, Essaouira (antiga Mgador), Marraquexe, Casablanca. Não é fácil dar uma cara a essas crianças. O turismo sexual não mostra figuras ou faces concretas. Não é fácil controlá-lo em qualquer lugar.
É uma realidade que está disseminada por todos os cantos, mas as certezas esfumam-se quando não sabemos o nome ou a idade da prostituta ou prostituto. Muitos podem não considerar pedir uma certidão de nascimento de alguém que, à primeira vista, não atingiu a maturidade física ou mental. Ou se alcançou foi metade disso. Olham para o outro lado. As ONGs que trabalham no país tentam, comprometem-se e lutam. A exploração sexual é universal, embora afete de maneira desigual.

"Deve ser difícil crescer, amadurecer, com a sensação 
de que alguém te usou e estuprou - regularmente"

"As pessoas dividem-se em dois grupos quando se lhes diz que se viajou para o Marrocos. O primeiro grupo apoia e vê-o como uma conquista. Enquanto o segundo grupo o censura: 'Ah, você viajou para o Marrocos (é um país vergonhoso)", afirma Samer El Hamzi, um humorista saudita. "Marrocos é um país muçulmano com mesquitas, mas os sauditas não estão ansiosos por descobrir o Marrocos, conhecido por seu turismo sexual e garotas bonitas".
As críticas feitas pelo humorista são evidentes. Por exemplo, aqui em Espanha, alguns pensam que o deserto começa na costa de Tânger. Na própria cidade de Ceuta, existem aqueles que se gabam de nunca ter atravessado a fronteira, o que é algo como reafirmar a sua virgindade e pureza de sangue.
Dar cifras para entender a magnitude do fenómeno não ajuda. É de pouca utilidade. Não poderíamos colocar os nossos filhos no lugar deles, a única maneira de entender a realidade alheia. Os números são sempre comparados a alguma coisa e, no final, corremos o risco de engolir a falsa compaixão em alguns segundos.
Deve ser difícil crescer, amadurecer, com a sensação de que alguém te usou e estuprou - regularmente - por um punhado de dirhams. E que isso tenha sido permitido, em plena luz do dia ou à noite, à vista dos focos da civilização. Esmagado pelo silêncio. Resgatado por algumas declarações, uma entrevista, talvez um filme.
Todas essas crianças são mantidas no seu cativeiro e dispersas em milhares de cavernas subterrâneas escuras. Das quais não podem nem sabem sair, porque não há ninguém que lhes dê importância. Eles não sabem sem ajuda.

Fonte:Ecsaharaui - tendo por base um artigo de Javier Lópz Astilleros publicado no periódico espanhol “Publico”

Sem comentários:

Enviar um comentário