sexta-feira, 10 de abril de 2020

Sahara Ocidental: ONU prolonga o impasse




O Conselho de Segurança abordou ontem a questão do Sahara Ocidental, mas, aparentemente, nada de relevante saiu da reunião. A Frente Polisario lamentou profundamente o resultado da reunião do Conselho de Segurança da ONU, pois, em sua opinião, evitou enviar um sinal claro sobre seu apoio ao processo de paz liderado pela própria organização internacional no Sahara Ocidental.

Em uma declaração tornada pública, a liderança saharaui denunciou que, em vez de aproveitar a oportunidade para apoiar a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) ", o Conselho optou pela inação e não tomou nenhuma ação. nem forneceu um resultado concreto ".

Eis o comunicado da Frente POLISARIO:



 A passividade do Conselho de Segurança ameaça a paz e a segurança no Sahara Ocidental

Territórios Liberatdos - Bir Lehlu, 9 de abril de 2020 - A Frente POLISARIO lamenta profundamente que o Conselho de Segurança da ONU não tenha enviado hoje um sinal claro sobre seu apoio conjunto ao processo de paz liderado pela ONU no Sahara Ocidental. As consultas de hoje sobre a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) proporcionaram outra oportunidade para o Conselho apoiar firmemente o direito internacional e revitalizar o processo político paralisado. Em vez disso, o Conselho optou pela inação e não tomou nenhuma ação ou produziu um resultado concreto.

Desde a renúncia do ex-Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, o Presidente Horst Köhler, em maio de 2019, o Conselho de Segurança não fez nada para reviver o processo de paz liderado pela ONU ou impedir Marrocos de sabotar o processo. Pelo contrário, o Conselho de Segurança permaneceu de braços cruzados enquanto Marrocos, o poder de ocupação no Sahara Ocidental, empreendeu descaradamente uma série de ações desestabilizadoras e provocatórias que incluem, entre outras, a abertura ilegal dos chamados "consulados" por entidades estrangeiras no Sahara Ocidental ocupado. O Conselho também não condenou as violações flagrantes do Acordo Militar No. 1 por parte de Marrocos e permitiu que estabelecesse condições e resistênciass em relação à nomeação do próximo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU.

A falta de progresso no processo político, bem como o silêncio e a inação do Secretariado da ONU e do Conselho de Segurança ante as ações ilegais e desestabilizadoras de Marrocos, acentuaram ainda mais a perda de fé por parte do povo saharaui no processo de paz. Nem o Secretariado das Nações Unidas nem o Conselho de Segurança adotaram nenhuma das ações que descrevemos na nossa carta (S / 2020/66) para restaurar a confiança de nosso povo no processo da ONU. Como resultado, continuamos a reconsiderar a nossa participação no processo político da ONU na sua forma atual, que consideramos uma saída séria do plano de paz mutuamente acordado que sustenta o cessar-fogo existente e os acordos militares relacionados e determina o papel e as responsabilidades da missão da ONU no Sahara Ocidental.

O principal mandato da MINURSO, conforme estabelecido na resolução 690 (1991) do Conselho de Segurança e nas resoluções subsequentes, é a realização de um referendo livre e justo para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Chegou a hora do Conselho de Segurança apoiar o mandato da MINURSO e o processo de paz da ONU com ações, não apenas palavras. Portanto, o Conselho deve tomar medidas concretas para que nosso povo possa exercer seu direito inalienável à autodeterminação e independência, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU em relação à questão do Sahara Ocidental como um caso de descolonização.

A Frente POLISARIO continua comprometida com uma solução pacífica do conflito. No entanto, reafirmamos que em nenhum caso seremos parceiros num processo que não disponha nem respeite totalmente o exercício do povo do Sahara Ocidental do seu direito inalienável à autodeterminação e independência, de acordo com as resoluções relevantes da Assembléia Geral e do Conselho de Segurança. O direito do nosso povo à autodeterminação e independência é inalienável e inegociável, e usaremos todos os meios legítimos para defendê-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário