domingo, 1 de novembro de 2020

A Frente Polisario agradece à Rússia e à África do Sul por sua posição durante a votação da resolução 2548 do Conselho de Segurança.

 

Birlehlu (Sahara Ocidental), 30 de outubro de 2020. - (ECSAHARAUI) - A Frente Polisario agradeceu à Rússia e à África do Sul por sua posição durante a votação da resolução 2548 do Conselho de Segurança da ONU sobre a renovação do mandato da missão de a ONU para o referendo no Sahara Ocidental, MINURSO.

“A Frente Polisario expressa a sua gratidão à Federação Russa e à República da África do Sul pelas suas posições de princípio e em defesa dos princípios básicos face à resolução do conflito no Sahara Ocidental aprovada pelo Conselho de Segurança” lê-se o comunicado divulgado pelo movimento saharaui após a aprovação do mandato da MINURSO.

O movimento de libertação saharaui, num comunicado divulgado após a aprovação da resolução 2548 que prorroga o mandato da missão da MINURSO por um ano, deixou claro que a abstenção destes dois países (Rússia e África do Sul) enviou um forte mensagem para aqueles que procuram distorcer a realidade na sua tentativa de manter o status quo no Sahara Ocidental.

“A Frente Polisário saúda as posições dos dois países, membros do Conselho de Segurança, reafirmando o seu compromisso com os princípios básicos em que se baseia o mandato da missão MINURSO”, sublinha.

Neste contexto, a Frente Polisario afirma que o cessar-fogo não é um acordo separado do Plano de Resolução da ONU / UA ou um fim em si mesmo, mas sim um meio para criar as condições de segurança necessárias para um referendo livre e apenas este permite ao povo do Sahara Ocidental exercer o seu direito inalienável à autodeterminação e à independência.

Em conclusão, a Frente Polisário destaa a sua decisão de 30 de outubro de 2019 sobre a reconsideração da sua participação no processo de paz promovido pelas Nações Unidas no Sahara Ocidental, reafirmando que não participará em nenhum processo que não cumpra o mandato estabelecido pelo Conselho de Segurança para implementar a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental. (MINURSO) em sua resolução 690 (1991) de 29 de abril de 1991, que continua a ser a base para o cessar-fogo e acordos militares relacionados.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário