quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Marrocos pede à Rússia que interceda pelo cessar-fogo


“Após a intensificação dos ataques do exército saharaui ao longo do muro militar e as suas repercussões em Marruecos, Rabat intensificou os seus contactos, especialmente junto das grandes potências, com o intento de deter a guerra” - a notícia é dada hoje pelo diário online ECS ligado ao movimento independentista saharaui.

Segundo aquele órgão de informação, a chancelaria russa revelou o conteúdo de uma chamada telefónica entre o ministro dos Assuntos Exteriores russo, Sergey Lavrov, e o MAE marroquino, Nasser Bourita, a a pedido deste último.

A conversação centrou-se na situação atual no Sahara Ocidental, tendo a parte rsusa afirmado a sua posição de principio, que afirma a necessidade de resolver o problema do Sahara Ocidental em conformidade com o direitos internacional e mediante negociações diplomáticas. Recorde-se que a Rússia, tal como a África do Sul, foram os únicos países do Conselho de Segurança a abster-se na votação da última resolução da ONU sobre o conflito, o que foi interpretado como uma clara condenação da condução política do processo.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia terá pedido a Marrocos e à Frente Polisario que se contenham e evitem a escalada.

Sem comentários:

Enviar um comentário