domingo, 21 de março de 2021

Ebbaba Hameida: "Os campos de refugiados saharauis têm tudo e, ao mesmo tempo, não têm nada".

 

Ebbaba Hameida, mulher e saharaui 

"Sou uma mulher saharaui, sou jornalista e vivo numa busca constante para encontrar respostas sobre tudo o que acontece no mundo à minha volta e sobre o conflito que o meu povo vive". 

Estas são as primeiras palavras que Ebbaba Hameida diz na sua entrevista ao periódico espanhol “La Minoria” , numa das suas pausas entre a sua tese de doutoramento e o seu trabalho como editora no sítio web da RTVE.

 

A saharaui nasceu nos campos de refugiados de Tindouf, Argélia. Desde muito cedo foi uma criança doente porque desenvolveu a doença celíaca devido às condições sofridas pelas pessoas nesses campos. Teve de deixar o Sahara para Itália com uma ONG a fim de sobreviver.

 

Como são os campos de refugiados de Tindouf?

Os campos de refugiados saharauis situam-se no deserto dos desertos, ali, onde não há nada, pois é ali que estão os acampamentos. Esta área é chamada de Hamada argelina, um dos desertos mais duros do planeta. É um território emprestado onde não se pode construir, mas, no entanto, é um território que acolheu desta população refugiada. Iam ser campos temporários, no entanto, existem há mais de 45 anos. Ali o que emana é a sobrevivência, a resistência de um povo que não pode regressar a casa, um povo que foi expulso à força do seu território por uma guerra.

É um lugar que tem tudo e não tem nada. É um lugar onde os jovens não podem trabalhar, mas os idosos também nunca tiveram um emprego. É um lugar onde as famílias não podem construir. Uma mãe não pode construir ou investir numa casa porque sabe que a qualquer momento terá de partir e não podem construir construções sólidas que os seus filhos possam herdar. É um lugar onde não há fábricas, onde não há empresas. Há uma taxa de desemprego abismal e as pessoas vivem da ajuda humanitária.

Família de Ebbaba nos acampamentos de Tinduf – Foto de Javier Sánchez Salcedo

 

Quais são as suas memórias de infância do deserto?

Quando digo que é um lugar que tem tudo e ao mesmo tempo não tem nada, a infância tem tudo. As crianças são as pessoas mais felizes do deserto. É um lugar de liberdade. Lembro-me de jogar muito e de não ter medo de carros. Lembro-me daquelas tendas com quatro portas, sempre abertas, onde nós crianças entramos e saímos. As crianças são os mestres do tempo e do espaço. Inocência, quando se é pequeno e se está num lugar como aquele onde não se sabe o que está lá fora ou que a sua situação é tão injusta. Na verdade, a adolescência é muito mais cruel. É o momento de se definir a si próprio.

Casos como o meu e o de tantos saharauis que viveram entre dois mundos e quando se trata de se definir, são dois mundos que colidem e vê-se que os pólos são muito opostos. Vai-se do máximo conforto à maior precariedade. Mas quando se é pequeno, tudo isto não existe, não se está consciente. Agora vejo as minhas sobrinhas e sei que estão felizes a brincar na areia, mas magoa-me pensar no que o futuro lhes reserva.

Tenho muito boas memórias, fui uma criança muito querida, mas tinha uma saúde muito fráfil. Lembro-me de como todos me protegeram, o meu avô, a minha avó, a minha família. Fui muito mimada pela minha mãe. A minha mãe amamentou-me mesmo que eu já não tivesse de tomar o seu peito, mas por estar tão doente ela pensou que tinha de me proteger de tudo. Dormi sempre ao seu lado e nunca saí do seu lado.

 

A rádio sempre significou muito para si e por detrás disto está a sua família, foram eles que a inspiraram a tornar-se jornalista?

O meu pai sempre quis que eu estudasse medicina porque era útil para os campos. Quando cheguei a Espanha aos 16 anos de idade, percebi que tinha sempre de explicar quem eu era, de onde vinha e quando os meus colegas me faziam muitas perguntas, não tinha respostas. Fui a lugares com passaporte argelino, mas sou saharaui e muitas pessoas não compreenderam isto.

Depois percebi que tinha de procurar respostas e que queria ser aquela pessoa que contava o que estava a acontecer no mundo. Comecei a estudar jornalismo e sabia que queria fazer rádio. A rádio fez-me lembrar o Sahara e os meus avós. Os meus avós são nómadas e carregam sempre o rádio às costas. Lembro-me de ouvir a rádio com o meu avô e de ver vozes a sair dela a dizer-nos coisas. Muitas vezes não percebi o que eles nos diziam, mas estava lá. Isto fez-me interessar muito pela rádio. Também queria contar histórias e aprender mais sobre o mundo.


Foto de Javier Sánchez Salcedo


Está a fazer uma tese de doutoramento dedicada à mulher e ao Islão. Como mulher saharaui, qual é o papel da mulher no deserto?

Penso que as mulheres saharauis têm enfrentado muitas adversidades. É preciso dizer que há muitos tipos de mulheres no Sahara, não há um perfil homogéneo. São mulheres fortes que têm atraído muita energia para poderem seguir em frente. O conflito também ajudou a alcançar a emancipação das mulheres saharauis. Elas são de origem nómada, o que tem muito a dizer sobre o seu papel. Os homens iam embora e elas ficavam encarregadas da Jaima (tenda tradicional saharaui) e tinham que dizer o que fazer e o que não fazer. Mas é verdade que, na parte islâmica, há muito a fazer. Toda a parte privada das mulheres tem sido inibida e relegada para segundo plano. Digo sempre que a luta do povo saharaui tem de andar de mãos dadas com a luta pelos direitos das mulheres saharauis.

Não quero cair na visão "boazinha" do Islão, porque é evidente que o Islão não é uma religião que defenda os direitos das mulheres ou os direitos do colectivo LGTBI. Isto não é apenas no Islão, as religiões monoteístas são conservadoras e têm uma ortodoxia que não se coaduna com os direitos e liberdades das mulheres. Isto também se reflete na sociedade saharaui porque é uma sociedade árabe e muçulmana.

Por exemplo, no Sahara, todas nós mulheres usamos hijab (véu), mesmo que haja mulheres que não o queiram usar, vão ter que o usar. Existem ainda regras que são governadas pela Sharia muçulmana, tais como a idade da maioridade ou do divórcio. Por conseguinte, creio que ainda há muito a fazer a este respeito. Falo de um ponto de vista de laicidade . Obviamente não quero que haja islamofobia ou racismo, mas também não devemos defender o Islão como progresso porque não o é.

E com isto não me refiro apenas aos saharauis, refiro-me às sociedades muçulmanas em geral, daí a homossexualidade é castigada, o aborto é castigado, não usar véu é castigado. Há ainda leis muito retrógradas que nem sequer permitem que as mulheres existam. Em muitos países existe a tutela, como no caso da Arábia Saudita. Noutros, o islamismo político, como no caso do Irão. Mesmo em alguns casos, as mulheres tiveram de se tornar homens para poderem existir, como aconteceu no Afeganistão. E depois temos o Magrebe onde ainda há muito a fazer e os saharauis não são estranhos a esta realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário