quarta-feira, 31 de março de 2021

EUA: Relatório sobre os Direitos Humanos do Departamento de Estado trata o Sahara Ocidental como território separado e distinto de Marrocos

 


Washington (ECS) - No seu último relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo, divulgado ontem, 30 de Março, o Departamento de Estado norte-americano ignorou completamente a declaração de Trump que reconhecia a alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental. Na parte introdutória dedicada à abordagem das fases de desenvolvimento do conflito no Sahara Ocidental e desenvolvimentos relacionados, o Departamento de Estado norte-americano trata o Sahara Ocidental como um território separado e distinto de Marrocos.

Ao descrever as violações dos direitos humanos cometidas, o relatório do Departamento de Estados dos EUA utiliza o termo "Reino de Marrocos, com as suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, e o termo "Sahara Ocidental" como um território separado e distinto.

O relatório é claro e franco ao afirmar que a Frente Polisario é um movimento de libertação que luta pela independência do Sahara Ocidental e que os civis saharauis que procuram a independência estão directamente sujeitos à opressão e aos abusos, e que as ONG de direitos humanos que trabalham pela independência do território estão sujeitas a medidas preventivas e à repressão policial.

O Departamento de Estado norte-americano confirma no relatório sobre os DDHH no mundo, publicado ontem, que a Frente Polisario é um movimento de libertação que luta há décadas pela independência do Sahara Ocidental. Salienta sobre a situação dos direitos humanos no mundo que a Frente Polisario travou uma feroz guerra contra Marrocos quando a Espanha cedeu a autoridade colonial sobre a região em 1975.

O relatório do Departamento de Estado norte-americano declara, ainda, que as Nações Unidas têm vindo a mediar, desde 1991, os esforços para alcançar uma solução para o problema do Sahara Ocidental, e que a Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental, MINURSO, foi renovada por mais um ano, até Outubro de 2021.

O relatório ignora por completo o anúncio do Presidente Doland Trump de reconhecer a alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental.

Fonte: ECSaharaui

Todo o relatório (em Inglês) AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário