terça-feira, 30 de março de 2021

"Mohamed Khadad : uma vida saharaui ao serviço da independência e da dignidade" - Conferência internacional de homenagem

 



Personalidades saharauis e internacionais de renome parti-cipam na conferência virtual de homenagem a Mohamed Khadad, um ano após a sua morte.

Mohamed Khadad (1954-2020) foi uma figura de primeiro plano na luta de libertação do povo saharaui, à qual se juntou ainda muito jovem. Foi até à sua morte o responsável da Frente Polisario como elemento de ligação à Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e um diplomata de excelência. Aliava a uma forte convicção de princípios, uma enorme bagagem cultural e política, uma humildade pessoal e uma grande ternura na amizade. Em Portugal, foi um dos primeiros enviados da Frente POLISARIO a divulgar no nosso país, ainda na década de 70, a luta do seu povo e a entabular conversações com partidos, ongs, estruturas sindicais e personalidades.

A homenagem, um ano após o seu falecimento, é organizada por iniciativa do movimento de solidariedade francês e da delegação da Frente Polisario em França. 

Mohamed Khadad morreu no dia 01 de Abril de 2020, em Madrid, após uma longa luta contra a doença.

 




Vidiooconfência ZOOM - 1 de abril 2021 - de 17h às 19h (UTC+1)

Moderadora: Régine Villemont - AARASD

 

Programa

Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD - A perda de um irmão e de um activista excepcional, a sua contribuição para a reflexão e para o processo de tomada de decisões no âmbito da liderança da Polisario.

Pierre Galand, ex-senador - Caminhos e convicções partilhados.

Mahrez Lamari, antigo Presidente do CNASPS - Uma amizade pessoal no quadro da solidariedade argelino-saharaui.

Carmelo Ramirez Marrero, Ministro da Cooperação Institucional e Solidariedade Internacional no Cabildo de Gran Canaria - Espanha no centro da solidariedade.

Mensagem de Christopher ROSS, antigo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental.

Francesco Bastagli, antigo Representante Especial do SG da ONU no Sahara Ocidental e Chefe da MINURSO - Mohamed Khadad, o nosso primeiro interlocutor, experiência e esforços na ONU.

Carlos Ruiz Miguel, Professor de Direito Constitucional - Director do Centro de Estudos do Sahara Ocidental da Universidade de Santiago de Compostela - Um político que se tornou investigador.

Gilles Devers, Advogado - Direito ao serviço da luta pela independência.

Mensagem de Erik Hagen, Diretor do Comité Norueguês de Apoio ao Sahara Ocidental.

Omeima Mahmud Nayem Abdeslam, Representante da Frente Polisario para a Suíça e organizações internacionais em Genebra - Khadad formador de futuros diplomatas e organizador do processo de identificação das listas de eleitores para o referendo de autodeterminação.

Gianfranco Fattorini - Coordenador do Grupo de Apoio de Genebra para a Protecção e Promoção dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental - Todo o sistema da ONU deve ser envolvido.

Aminatou Haidar, Presidente da ISACOM - Mhamed Khadad: fraternidade, ternura, conselho, orientação e disponibilidade.

Mehdi Lamin, Diretor do Centro Nacional de Censos - Arquivos e construção de um estado moderno.

Fatimetou e Hassina M. Khadad - família

Claude Mangin-Asfari - Uma amiga

Sem comentários:

Enviar um comentário