quinta-feira, 11 de março de 2021

Mais de 270 ONGs pedem à ONU que envie uma missão de averiguação técnica sobre os direitos humanos ao Sahara Ocidental

 


O Grupo de Genebra para a Promoção e Proteção dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental renovou o seu apelo ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para que envie uma missão de acompanhamento da situação dos direitos humanos ao Sahara Ocidental. O grupo solicitou também que fosse apresentado um relatório detalhado sobre esta visita ao Conselho dos Direitos Humanos na sua próxima 47ª sessão.

Fê-lo numa declaração oral, feita pela Associação Americana de Juristas, em nome de 272 organizações não governamentais, perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, na qual também manifestou a sua profunda preocupação com as violações sistemáticas e graves dos direitos humanos e do direito humanitário internacional cometidas pelo Reino de Marrocos nos territórios saharauis que ocupa.

Instou igualmente o Gabinete do Alto Comissário para os Direitos Humanos a honrar os compromissos assumidos antes da Cimeira Mundial para a Ação Humanitária, e pediu-lhe que condenasse publicamente as graves violações do direito humanitário internacional e as graves e sistemáticas violações dos direitos humanos que ocorrem nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

É de notar que o Grupo de Genebra de Apoio ao Sahara Ocidental manifestou a sua profunda preocupação com as violações sistemáticas dos direitos humanos cometidas por Marrocos, a força militar que ocupa ilegalmente partes do território do Sara Ocidental, na ausência de monitorização e acompanhamento da situação por parte da MINURSO.

Fonte: ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário