terça-feira, 2 de março de 2021

Marrocos suspende qualquer contato com a embaixada da Alemanha em Rabat o que diz a agência noticiosa alemã DW

 


O governo de Marrocos disse que a decisão se deve a "profundos mal-entendidos" com o seu homólogo da Alemanha. - artigo da agência noticiosa alemã DW

Marrocos decidiu "suspender todo o contacto" com a embaixada da Alemanha em Rabat, devido aos "mal-entendidos profundos" com Berlim sobre a questão do Sara Ocidental, entre outros assuntos, informaram na segunda-feira fontes diplomáticas marroquinas.

A imprensa local publicou na segunda-feira uma carta do chefe da diplomacia marroquina, Nasser Bourita, ao chefe do governo Saad-Eddine El Othmani explicando a decisão.

"Solicita-se a todos os departamentos ministeriais (...) que suspendam qualquer contato, interação ou ação (...) tanto com a embaixada da Alemanha em Marrocos como com os organismos de cooperação e as fundações políticas alemãs que estejam relacionados", indique este e-mail oficial.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros também tomou a decisão de suspender qualquer contato ou gestão com a embaixada", diz a carta que evoca "profundos mal-entendidos" com a Alemanha a respeito de "assuntos" fundamentais para Marrocos.

"Marrocos deseja preservar sua relação com a Alemanha, mas é uma forma de alerta que manifesta um mal-estar sobre vários assuntos", confirmou à AFP um alto responsável do Ministério de Relações Exteriores.

"Não haverá contacto enquanto não forem dadas respostas a diferentes perguntas feitas", disse.



 

Diferendos sobre o Sahara Ocidental

Entre os pontos de fricção figura a posição da Alemanha sobre o Sahara Ocidental, que critica a decisão norte-americana de reconhecer a soberania de Marrocos no território contestado, mas também o afastamento de Rabat nas negociações sobre o futuro da Líbia em uma conferência organizada em Berlim em janeiro de 2020, especificou.

No início de dezembro, o chefe da diplomacia marroquina saudou em um comunicado "a excelência da cooperação entre os dois países" após um encontro telefônico com o ministro alemão de Cooperação Econômica e de Desenvolvimento, Gerd Müller.

Berlim acabava de desbloquear 1.387 milhões de euros de apoio financeiro, dos quais 202,6 milhões em donativos e o restante em créditos vantajosos, para apoiar as reformas do sistema financeiro marroquino e ajudas de emergência para lutar contra o COVID-19.

 

O que é a conferência de Berlim sobre a Líbia?

Berlim acolheu uma conferência em janeiro de 2020 para tratar da situação na Líbia.

A Alemanha convidou chefes de Estado de países envolvidos no conflito na Líbia e representantes da União Europeia, União Africana e Liga Árabe.

Marrocos disse então que ficou surpreso por não ter recebido um convite para a conferência. Rabat acrescentou que desempenhou um papel essencial nos esforços internacionais para pôr fim ao conflito na Líbia.

Qual é a disputa pelo Sahara Ocidental?

Marrocos ocupa a área do Sahara Ocidental na costa atlântica do noroeste da África desde 1975. Anteriormente, era uma colónia espanhola.

A Frente Polisario, um movimento de independência apoiado pela Argélia, há muito pede uma votação sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental.

A frente pró-independência representa a população local saharaui, que há anos luta contra o Marrocos pelo território.

Um cessar-fogo de 1991 deu à Frente Polisario o controle sobre uma faixa no leste e no sul do Sahara Ocidental que faz fronteira com a Argélia a nordeste e se estende até a costa atlântica do sudoeste.

A Polisario declarou a área como República Árabe do Sahara Democrática (RASD).

Como o Sahara Ocidental afetou a diplomacia marroquina?

Depois que Trump reconheceu a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, a Alemanha convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Desde 2019, Marrocos permite que os Estados abram os seus serviços diplomáticos no Sahara Ocidental sob sua missão em Rabat.

Em 2018, o Marrocos cortou relações diplomáticas com o Irão, citando o seu apoio à Frente Polisario.

Rabat também expulsou pelo menos 70 funcionários da ONU em 2016 depois que o então secretário-geral Ban Ki-moon descreveu a anexação do Saara Ocidental por Marrocos como uma "ocupação".

Artigo da DW


O que se depreende do artigo publicado hoje no site da agência noticiosa alemã DW

O artigo publicado hoje pela Deutsche Welle em que se anuncia a suspensão de relações diplomáticas do Reino de Marrocos com a embaixada alemã em Rabat, a agência DW confirma que Marrocos ocupa o Sahara Ocidental desde 1975. O artigo sublinha também, que Berlim convocou uma reunião do Conselho de Segurança em dezembro passado para discutir a declaração de Trump sobre o Sahara Ocidental.

A análise dá a entender que o regime marroquino, mais do que uma posição de força dá a entender algum desnorte, ao mesmo tempo que justifica o seu fracasso na questão do Sahara Ocidental, dando o exemplo do corte de relações e da cooperação com vários Estados, como fez em 2018 com o Irão e outros países da UE um ano antes.

Fontes: DW e ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário