quinta-feira, 29 de abril de 2021

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos responde a Marrocos que a gestão das questões de direitos humanos no Sahara está dentro do seu mandato.

 


ECS. 29-04-2021 | A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, rejeitou o argumento do embaixador marroquino em Genebra que afirmou que "remeter a questão saharaui para o Conselho de Segurança exime qualquer outro órgão da ONU de a apresentar", Bachelet respondeu explicando que tratar de questões de direitos humanos não constitui uma "politização" como afirma o embaixador marroquino, sublinhando que se trata de uma implementação do seu mandato estatutário, bem como o do Secretário-Geral.

Bachelet, na sua resposta também indicou inequivocamente que este mandato, que a comunidade internacional confiou a este organismo, a obriga a acompanhar a evolução da situação, especialmente desde a ruptura do cessar-fogo no Sahara Ocidental no passado dia 13 de Novembro. Confirmou igualmente ao diplomata marroquino que o seu gabinete recebe muitos relatórios, queixas e correspondência regular sobre violações dos direitos humanos na região do Sahara Ocidental, e que os seus órgãos filiados devem registá-los, investigá-los e denunciá-los em conformidade com as regras processuais.

Contudo, a Alto Comissário da ONU, perdeu a oportunidade de pedir ao Embaixador do Reino de Marrocos mais cooperação do seu país, que continua a obstruir o trabalho do ACNUR nos territórios ocupados, impedindo a sua entrada.

Fontes informadas consideraram que todas as ações marroquinas destinadas a impor um facto consumado no Sahara Ocidental tinham falhado e estavam mais próximas da humilhação no sentido diplomático.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário