terça-feira, 8 de junho de 2021

Mapa do Exército dos EUA mostra o Sahara Ocidental com as suas fronteiras internacionalmente reconhecidas

 


O exército dos EUA publicou na segunda-feira, no seu site oficial, um mapa de África onde consta o Sahara Ocidental com as suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, no contexto de um relatório sobre o apoio às operações do Comando Africano dos EUA (AFRICOM). Recorde-se que estão a decorrer em território marroquino as manobras militares African Lion, que além de efetivos militares norte-americanos e marroquinas juntam contigentes de outros países africanos e europeus. Espanha recusou-se a participar este ano, alegando problemas orçamentais, no que foi entendido por todos os observadores como mais uma censura a Rabat pela «invasão» de Ceuta por cerca de 10.000 migrantes ilegais marroquinos.

Na segunda-feira, o Comando Central das Forças Americanas para África (AFRICOM) negou categoricamente as informações divulgadas pelo regime marroquino no sábado passado sobre a organização de parte dos exercícios "African Lion 2021" na região ocupada de Mahbes (nordeste do SO).

Uma declaração emitida pela AFRICOM, a que a ECSAHARAUI tem acesso, confirmou que as manobras "Leão Africano 2021", que decorrem até ao dia 18 de Junho de 2021, são realizadas nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de Marrocos, e especificamente da cidade de Kenitra, no norte, até Tan-Tan e ao complexo de formação de Guerir Labouhi, no sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário