quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Esquerda Europeia apela aos governos europeus a pressionar Marrocos para que respeite os direitos humanos nos territórios ocupados

 

Sultana Jaya

ECS. | 11-01-2022 - A Esquerda Europeia emitiu um comunicado apelando à necessidade urgente de os governos europeus intervirem imediatamente para pressionar o governo marroquino e o regime existente em Marrocos a nível bilateral e internacional, a fim de cumprir as suas obrigações de proteger a ativista saharaui Sultana Jaya e de assegurar o respeito pelos direitos humanos nos territórios saharauis ocupados.

Na sua declaração, o partido expressou a sua rejeição categórica das acções agressivas contra Sultana Jaya e a sua família que já suportaram mais de um ano de prisão domiciliária imposta na cidade ocupada de Bojador sem qualquer base legal.

A Esquerda Europeia afirma a sua amizade e laços com os povos saharaui e marroquino, apelando no mesmo contexto às várias autoridades a tomar medidas, propostas e ações em solidariedade com Sultana Jaya e a sua luta pelo direito do seu povo à autodeterminação.

A declaração acrescenta: "A questão da autodeterminação do povo saharaui e do respeito dos direitos humanos dos seus cidadãos voltou às manchetes nestes dias devido ao reinício da guerra no Sahara Ocidental entre o Reino de Marrocos e a Frente Polisario".

A este respeito, argumenta que é importante recordar o estatuto do Sahara Ocidental do ponto de vista do direito internacional; um território não autónomo à espera de um referendo sobre a autodeterminação. Clarifica também que a violência sistemática exercida pelas forças de segurança marroquinas contra ativistas e militantes saharauis é um reflexo dos padrões violentos e autoritários do aparelho repressivo do Estado e do governo marroquinos.

Finalmente, a Esquerda Europeia conclui que as graves violações no Sahara Ocidental são inaceitáveis e devem ser condenadas e sancionadas, tal como expresso pelo Relator Especial das Nações Unidas para os Defensores dos Direitos Humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário