sábado, 3 de setembro de 2022

ONG’s apresentam relatório sobre a Violação dos Direitos Humanos de Marrocos contra a população do Sahara Ocidental

 


PUSL.- Um grupo de ONGs - Right Livelihood, Robert F., Kennedy Human Rights, ISACOM e Fundação Nushatta - apresentou um relatório à 41ª Sessão da Revisão Periódica Universal sobre a violação dos Direitos Humanos contra a população saharaui.

A Revisão Periódica Universal (UPR) é um processo único que envolve uma revisão periódica dos registos dos direitos humanos de todos os 193 Estados membros da ONU. A UPR é uma inovação significativa do Conselho dos Direitos Humanos que se baseia na igualdade de tratamento para todos os países.

 

Violações dos direitos humanos cometidas pelo Reino de Marrocos no Sahara Ocidental

 

Visão geral

Apesar de não ter qualquer soberania legítima sobre o Sahara Ocidental, o Reino de Marrocos tem sido a potência ocupante de facto desde 1975. Como tal, Marrocos é obrigado a cumprir as suas obrigações em matéria de direitos humanos e o direito humanitário internacional.

No entanto, as violações sistemáticas dos direitos humanos e a brutalidade policial têm feito parte de um padrão de repressão que visa quaisquer saharauis, especialmente os ativistas. Apesar das recomendações anteriores da UPR apelando a Marrocos para melhorar a responsabilização pelos casos de tortura e permitir aos indivíduos o pleno exercício dos seus direitos à liberdade de expressão, reunião e associação, as autoridades têm continuado a visar os saharauis e a impedir que estes exerçam os direitos acima mencionados.

Este documento resume as nossas conclusões e sugere recomendações para melhorar a proteção dos direitos fundamentais no território ocupado do Sahara Ocidental, antes da 41ª sessão da UPR. A nossa apresentação original inclui também uma lista não exaustiva de casos recentes de abuso.

 


Liberdade de Movimento

Fonte da obrigação

ICCPR, Arte. 12

 

Situação actual:

– As autoridades marroquinas impuseram arbitrariamente restrições e limitações à liberdade de circulação aos saharauis que pretendem abandonar o Sahara Ocidental, deslocar-se para outras cidades dentro do território, ou mesmo deslocar-se dentro da mesma cidade.

– Ataques físicos, ameaças e intimidações, e detenções arbitrárias são regularmente utilizados para impedir a livre circulação dos saharauis, especialmente de ativistas e defensores dos direitos humanos.

 

Liberdade de Expressão

Fonte da obrigação

Arte do ICCPR. 19 e 21

 

Situação actual:

– Qualquer pessoa que exprima opiniões em apoio da sua auto-determinação é sujeita a uma repressão violenta.

– Os observadores internacionais e jornalistas não têm acesso ao território, restringindo assim fortemente a liberdade de informação.

– Os jornalistas saharauis são forçados a operar na clandestinidade devido a ameaças e represálias pelo seu trabalho. Tentativas de rapto e detenções arbitrárias de jornalistas têm sido documentadas.

 

Liberdade de reunião

Fonte da obrigação

Arte do ICCPR. 21

 

Situação actual:

– A autorização para realizar reuniões públicas é regularmente negada no Sahara Ocidental.

– A polícia marroquina proíbe e/ou reprime violentamente as manifestações pacíficas a favor da autodeterminação.

– Desde 2020, as medidas relacionadas com a COVID também foram instrumentalizadas para assediar, intimidar e deter os defensores dos direitos humanos saharauis.

 

Liberdade de Associação

Fonte da obrigação

Arte do ICCPR. 22

 

Situação actual:

– Inscrição: Existe apenas uma ONG registada no Sahara Ocidental, embora as suas operações tenham sido impedidas desde 2019. As autoridades tentam dificultar o trabalho de qualquer ONG saharaui. Em 2020, 9 dias após a criação da ISACOM, o Procurador do Tribunal de Recurso em El Aaiún abriu uma investigação judicial contra a mesma. Até à data, ainda se encontra em curso.

– Campanhas de assédio e difamação: As forças de segurança atacam repetidamente os defensores e ativistas dos direitos humanos com campanhas de difamação e assédio em retaliação pelo seu trabalho. restringindo a liberdade de informação.

– Vigilância: As autoridades têm-se empenhado na vigilância física e digital. Grupos forenses digitais confirmaram que activistas saharauis, incluindo Aminatou Haidar, e dispositivos de diplomatas foram recentemente infectados com spyware da Pegasus.

– Limitações das associações com activistas estrangeiros: As autoridades marroquinas têm continuamente recusado a entrada ou deportado indivíduos que entram no Sahara Ocidental com o objectivo de se encontrarem com defensores dos direitos humanos saharauis.

 

Tortura e tratamento cruel, desumano e violações da integridade física e psicológica

Fonte da obrigação

Arte do ICCPR. 7, CAT Art. 1(1) e 2(1), IV Convenção de Genebra Art. 32

 

Situação actual:

– Apesar das alterações legislativas, as autoridades marroquinas continuaram a praticar actos de tortura contra defensores dos direitos humanos saharauis, jornalistas, presos políticos e outros activistas da sociedade civil.

– Entre 2020 e 2021, foram também relatados dois casos de tortura contra crianças.

– Desde o início da sua prisão domiciliária arbitrária em Novembro de 2020, a activista Sultana Khaya foi sexualmente agredida várias vezes pelas autoridades marroquinas, que também a injetaram com uma substância desconhecida e a forçaram a inalar material tóxico.

– Em Novembro de 2021, o Comité das Nações Unidas contra a Tortura descobriu que Marrocos violou numerosas disposições do CAT no caso do ex-preso político saharaui Omar N’dour.

 

Implicações nos direitos económicos, sociais e culturais

Todas as violações acima descritas têm impacto no gozo dos direitos económicos, sociais e culturais dos saharauis, incluindo a discriminação na escola ou no mundo do trabalho. A ISACOM relata casos de membros que foram expulsos do trabalho ou transferidos para outras cidades devido às suas atividades no domínio dos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário