segunda-feira, 17 de outubro de 2022

"A Espanha ajoelhou-se perante uma monarquia medieval, feudal e chantagista" - diz Mohamed Salem Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, em entrevista ao "El Independiente"


Mohamed Salem Ould Salek


FRANCISCO CARRIÓN | Acampamentos saharauis (Argélia)  17/10/22 – El Independiente


Não poupa críticas a Espanha, que responsabiliza, juntamente com a França, de promessas não cumpridas durante décadas aos saharauis e ao seu direito à autodeterminação, o último - lembra-nos ele - dos povos da região sem o ter exercido. Mohamed Salem Ould Salek tem sido o rosto da diplomacia saharaui desde 1998. Um líder histórico que critica nos termos mais fortes a mudança histórica de posição do governo espanhol sobre a disputa do Sahara Ocidental.

"A conduta de Espanha é muito grave porque alimenta o expansionismo marroquino", denuncia Salem Ould Salek em entrevista ao El Independiente nos campos de refugiados saharauis em Tindouf (Argélia). O ministro dos Negócios Estrangeiros da autoproclamada República Árabe Saharaui Democrática, sem mencionar a situação actual marcada pela guerra na Ucrânia, afirma que "a agressão contra um país e a anexação pela força não podem ser toleradas". "A França e a Espanha foram os países que contribuíram para permitir a anexação de Marrocos", adverte .

Licenciado em ciências políticas pela Universidade Mohamed V de Rabat, acusa também a comunidade internacional, e especialmente a ONU, de se furtar ao seu dever de garantir a realização de um referendo sobre autodeterminação bloqueado pelo regime de Alauita "Até agora, não foram tomadas grandes decisões para forçar Marrocos a fazer aquilo a que se comprometeu. Alguns países tornaram-se agora parte do problema", denuncia.


Pergunta: Já passaram sete meses desde a reviravolta copernicana do governo espanhol na disputa do Sahara Ocidental...

Resposta: As relações com o actual governo estão suspensas por traição. A reviravolta de Pedro Sánchez constitui um alinhamento com a posição do agressor e uma violação dos direitos inalienáveis do nosso povo à autodeterminação e à independência. É grave. É intolerável e totalmente inaceitável.

No entanto, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer o apoio histórico dos povos de Espanha e das suas forças democráticas e representantes da sociedade civil à luta pela liberdade que estamos a travar de acordo com os princípios do direito internacional e com as decisões de todas as organizações e tribunais internacionais.

Temos relações muito sólidas com as forças políticas e sociais [de Espanha]. Somos o único país vizinho, devido às nossas fronteiras marítimas com as Ilhas Canárias, que tem o espanhol e o árabe como línguas oficiais da República Saharaui na sua constituição. Somos o único país árabe-africano de língua espanhola. Nós, saharauis, temos uma visão diferente do que têm que ser e devem ser as relações entre a República saharaui e Espanha, contrária às políticas de fraqueza prosseguidas por Madrid em relação a Rabat.

"Os próprios interesses da Espanha foram sacrificados, incluindo a sua imagem e capacidade de ser um actor regional com voz e peso".

P.- A Espanha ainda não explicou as verdadeiras razões desta mudança de direção...

R.- A nossa reação a esta mudança é uma condenação marcada pela surpresa. E é expressa numa condenação da gravidade do caso. E surpresa por duas razões: Primeiro, devido à sua forma e conteúdo humilhantes; e segundo, porque, na nossa opinião, nesta transação vergonhosa, o povo saharaui foi de novo vendido, mas ao mesmo tempo os próprios interesses espanhóis foram sacrificados, incluindo a sua imagem e a sua capacidade de ser um ator regional com voz e peso. A Espanha ajoelhou-se, da forma mais feia, perante uma monarquia medieval, feudal e chantagista.

O comportamento de Espanha é muito grave porque alimenta o expansionismo marroquino. Marrocos é o único país da região que não respeita as fronteiras dos seus vizinhos, fronteiras internacionalmente reconhecidas. Utiliza todos os meios, sem escrúpulos, para alcançar os seus objetivos.


P.- A política externa marroquina está a seguir uma estratégia muito agressiva, especialmente na América Latina, com especial enfoque no Peru...

R.- Não há batalha específica na América Latina. Há décadas que existe uma ação diplomática saharaui a nível internacional para informar, ganhar apoio e estabelecer relações. Atualmente, a comunidade internacional não reconhece a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental. A República Saharaui e Marrocos são ambos membros da organização continental, a União Africana, e ambos participam em todas as cimeiras de parceria com a ONU, a União Europeia, a Liga Árabe e outros organismos, entidades e países individuais.

Marrocos está a navegar contra a corrente. A estratégia de Marrocos baseada em transações ilegais e na compra de votos é simplesmente uma perda de tempo e de dinheiro. A continuação e persistência da aventura do Sahara Ocidental conduzirá não só à explosão de Marrocos, mas também ao muito possível desaparecimento da monarquia. Hassan II compreendeu que um referendo sobre a autodeterminação em troca de um cessar-fogo era o caminho para a paz. Isto é precisamente o que Mohamed VI e a sua equipa não compreendem.

"A continuação e persistência da aventura do Sahara Ocidental conduzirá não só à explosão de Marrocos, mas também ao muito possível desaparecimento da monarquia".

P.- Face a um inimigo que tem a intenção de conquistar lealdades, qual é a vossa estratégia?

R.- Temos uma causa nobre, justa e internacionalmente reconhecida como uma questão de descolonização que só pode ser resolvida pelo povo saharaui no exercício do seu direito à autodeterminação e à independência. Temos um sólido apoio, mas a determinação do povo saharaui e o seu heroísmo demonstrado ao longo dos tempos é o esteio da nossa batalha pela liberdade e pela paz.


P.- Há anos que a Minurso enfrenta obstáculos no cumprimento da sua missão. Qual é o seu futuro?

R.- A Minurso, como o seu nome indica [Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental], foi criada para organizar o referendo. A sua tarefa foi bloqueada pelo ocupante marroquino com a cumplicidade de membros do chamado Grupo de Amigos. Com o desempenho humilhante de Pedro Sánchez. Todos sabemos de quem ele é o melhor amigo. Foram a França e a Espanha que obstruíram o plebiscito. Operam para o agressor. Trabalharam para fazer descarrilar o processo de descolonização e mudar a sua natureza jurídica, mas nunca atingirão esse objetivo.

São culpados de torpedear o trabalho do Conselho de Segurança da ONU, que não conseguiu impor a Marrocos a aplicação do acordo alcançado após 16 anos de guerra e assinado pelas duas partes sob os auspícios do próprio Conselho de Segurança. São também a França e a Espanha que estão a obstruir a aplicação da justiça europeia no caso dos acordos [de pesca] ilegais com o ocupante marroquino. E foram eles próprios também que não permitiram à Minurso assegurar o respeito pelos direitos humanos no Sahara Ocidental.

Os franceses são provavelmente mais astuciosos. Mostraram que sabem manobrar melhor para preservar os seus interesses, não sem dificuldades, e por vezes gerindo crises graves. Mas acredito que no final a França, por interesse estratégico em África e no mundo, saberá como tirar Marrocos do labirinto do Sahara Ocidental e sair em primeiro lugar com os povos da República Saharaui e Marrocos e todos os outros na região do Noroeste de África.

Receio que a Espanha, como temos vindo a observar desde 1975, possa ser o grande perdedor se continuar a mesma política de agradar ao lobo na crença de que pode mantê-lo sob controlo, e pior ainda, tê-lo como aliado contra os outros. Isto é lamentável e um grande erro. É quase uma brincadeira. Agora que a guerra foi retomada por causa de Marrocos e dos seus cúmplices, a tarefa da Minurso está completamente bloqueada.


P.- Nas últimas semanas temos testemunhado certos gestos de aproximação entre a Tunísia e a Frente Polisario. Ambos têm a Argélia como parceiro...

R.- A maioria dos membros da Liga Árabe não tem uma tradição de apoio aos processos de libertação nacional, democracia ou direitos humanos. Mas temos um grande apoio popular nesta parte do mundo. Um grande número de partidos políticos, movimentos sociais e personalidades são solidários com a luta legítima do nosso povo.


P.- Depois de 47 anos de exílio, como vê o futuro da causa?

R.- Devemos prosseguir a batalha até que a República Saharaui possa tomar o seu lugar nas Nações Unidas, como todos os povos do mundo, apesar das grandes adversidades e desafios. Não há volta a dar.


Sem comentários:

Enviar um comentário