terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Empresa israelita vai explorar gás no Sahara Ocidental ocupado

 

Em 2015, a Cairn Energy e a Kosmos Energy perfuraram a costa do Sahara Ocidental no bloco Bojador em busca de petróleo.Agora a Cairn está ligada a novos projetos de perfuração. A foto mostra o navio de perfuração Atwood Achiever algumas semanas antes do início da perfuração.


A empresa israelita NewMed Energy anuncia que assinou um acordo com Marrocos para explorar gás natural ao largo da costa de Bojador, trazendo a antiga Cairn Energy de volta ao território ocupado.

 

06 de dezembro de 2022 - WSRW

A empresa israelita NewMed Energy afirmou a 6 de dezembro de 2022 ter assinado um acordo com o Ministério de Minas e Energia marroquino e a Adarco Energy para explorar e produzir gás natural no bloco offshore Bojador Atlantique. A licença corresponde, portanto, a um local que não faz parte do Marrocos, mas do Sahara Ocidental ocupado.

A NewMed e a Adarco terão cada uma uma participação de 37,5% na parceria de licenciamento, enquanto o ministério marroquino deterá os 25% restantes. A licença foi concedida por oito anos.

O bloco Bojador Atlântico era anteriormente operado pela petrolífera norte-americana Kosmos Energy, que detinha 55% da licença, enquanto sua parceira britânica Capricorn - uma subsidiária da Cairn Energy - detinha 20%. Os 25% restantes estavam nas mãos do ONHYM, o Office nacional de Marrocos para hidrocarbonetos e minas. Um porta-voz da NewMed disse à Reuters que o plano da empresa é começar a perfuração exploratória após cerca de dois anos e meio.

Curiosamente, a NewMed está atualmente em processo de fusão com a Capricorn Energy - que é o nome sob o qual a Cairn Energy opera hoje desde a mudança de nome em dezembro de 2021. Se a fusão for concluída, a antiga Cairn Energy retornará às águas do Sahara Ocidental após um hiato de 4,5 anos.

A NewMed Energy é uma subsidiária do Grupo Delek e era anteriormente conhecida como Delek Drilling LP. O Delek Group Ltd está cotado na Bolsa de Valores de Tel Aviv. 3% das ações do Grupo Delek são detidas pelo fundo de pensões do governo norueguês. Em 2016, o governo norueguês excluiu a Cairn/Capricórnio devido ao seu "risco inaceitável de que as empresas contribuíssem para violações graves de padrões éticos fundamentais por meio de sua exploração de hidrocarbonetos". O governo norueguês detinha 2,86% das ações da Cairn no momento da exclusão.

Vários investidores internacionais haviam excluído a Kosmos e a Cairn da lista de suas carteiras, por terem atuado em desacordo com padrões éticos fundamentais.

"O Western Sahara Resource Watch apela a todos os investidores do Grupo Delek para iniciarem imediatamente um diálogo com a administração da empresa sobre esta questão e para alienarem as suas participações na empresa se ela prosseguir com os seus planos. A intenção de se envolver na exploração de gás no território ocupado prejudica os princípios mais fundamentais do direito internacional”, disse Erik Hagen, do Western Sahara Resource Watch.

Pouco se sabe sobre a parceira da NewMed, a Adarco Energy. Uma empresa com o nome Adarco Energy Limited foi registada em Gibraltar em maio de 2022, tendo como administrador um cidadão marroquino de nome Michael Elbaz, nascido em 1984.

“Este é um passo importante para a Adarco, cujos executivos estão ativos no mercado de energia há muitos anos”, disse o CEO da Adarco, Harry Murphy, aos órgãos de comunicação israelitas.

Hoje existem duas empresas envolvidas na exploração de hidrocarbonetos no Sahara Ocidental ocupado - ambas são israelitas. A outra empresa é a Ratio Petroleum, que obteve o bloco offshore Dakhla Atlantique em outubro de 2021.

 

Leia tudo sobre o envolvimento da Kosmos/Cairn no Sahara Ocidental ocupado no nosso relatório "A Platform for Conflict".

Sem comentários:

Enviar um comentário