segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Marrocos, a estratégia para influenciar a UE e a lista de parlamentares "amigos" em documentos secretos: além de Panzeri, há o pai de Michel [Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu]




Il Fatto quotidiano (Itália) 17/12/2022

Documentos secretos desde 2015 - O megadossier. Dez anos atrás, um plano para "promover os interesses de Rabat" na UE. Nos arquivos a lista de atividades de lobby e outros italianos

Intitula-se "Plano de Acção para o Parlamento Europeu" e é uma comunicação "confidencial" da missão do Reino de Marrocos junto da UE. O Embaixador Menouar Alem propõe ao Ministério das Relações Exteriores em Rabat uma operação detalhada que tem como objetivo "promover os interesses do Marrocos" dentro da Eurocâmara. Um plano detalhado que inclui a coleta de "informação, promoção e lobby".

O documento é datado de 4 de janeiro de 2013, quase dez anos antes da investigação do Ministério Público belga sobre alguns políticos, acusados ​​de terem sido subornados pelos serviços secretos de Rabat, para influenciar as decisões do Parlamento da UE. Um grupo que para os investigadores é liderado por Pier Antonio Panzeri, eurodeputado do Partido Democrata italiano (e depois do Art.1 - Movimento Democrático e Progressista, de centro esquerda) até 2019. As investigações começam nesse ano, mas toda uma série de documentos confidenciais pode retroceder o início desta história de pelo menos uma década. O nome do político italiano, de facto, é mencionado várias vezes em alguns telegramas publicados na rede desde 2015: são os Marrocosleaks, que revelam as manobras de lobby realizadas por Rabat em todo o mundo. E o que poderá explicar porque é que em 2019, depois de cumprido o seu mandato como eurodeputado, Panzeri permaneceu em Bruxelas onde montou a ONG “Fight Impunity” (Luta contra a Impunidade), que acabou no centro da investigação dos magistrados belgas.


O “Snowden” do Magreb – Um anónimo conhecido como “Chris Coleman” que nunca foi identificado colocou online documentos secretos de Marrocos: ele pode ser um funcionário infiel de Rabat, um Edward Snowden do Magrebe ou o resultado de uma manobra montada pelos serviços argelinos (como dizem os marroquinos). A autenticidade dos telegramas, no entanto, não está em questão após inúmeras investigações jornalísticas. Também porque nunca foi contestada pelo governo marroquino. Que, como apura e confirmam os jornais, Marrocos é o autor de um plano de lobbying para influenciar as escolhas das mais altas instituições comunitárias sobre o dossier do Sahara Ocidental, pomo da discórdia entre o reino cherifiano, que em 1976 se apoderou à força do antigo colónia espanhola, e a Argélia, que apoia o movimento de independência saharaui, a Frente Polisario. Mas a atividade dos marroquinos também está muito atenta ao nível dos acordos comerciais com a UE, que em 2020 valiam mais de 35 mil milhões de euros por ano.



“Panzeri nos garantiu apoio” – As negociações que levarão ao acordo de livre comércio começam em 2013, mesmo período em que os marroquinos estudam o seu plano de ação ultrassecreto. É um somatório das ferramentas de “informação, promoção e lobby”, lemos, que o Reino do Norte de África vai pôr em prática para “a promoção dos interesses de Marrocos no Parlamento Europeu em 2013”. As missões são indicadas por pontos, o nome de Panzeri aparece no primeiro parágrafo, onde ele se propõe a "apoiar os próximos passos marroquino-europeus" intensificando reuniões, seminários e transferências. O responsável da embaixada em Bruxelas esclareceu que Panzeri, chefe da delegação do Parlamento Europeu para o Magreb, “saúda estas iniciativas e assegura-nos o seu apoio na sua concretização”. O plano dependerá do grupo de amizade UE-Marrocos e da comissão parlamentar mista UE-Marrocos.

O plano marroquino sobre o Parlamento da UE remonta a 2013 - O plano também explica que, em vista do relatório sobre os direitos humanos no Sahara Ocidental, o eurodeputado britânico Charles Tannock "exige vigilância". “A Missão já lançou uma ação de mobilização e pressão sobre o referido relator. Outra abordagem foi feita através do eurodeputado Jean Roata (França, PPE, membro do grupo Amizade), recentemente nomeado vice-presidente da subcomissão dos direitos humanos do PE”. Nos pontos finais, as ferramentas da diplomacia parlamentar e tradicional se sobrepõem: “As nossas Embaixadas são convidadas a manter contactos regulares com os deputados dos países membros da UE, bem como com os partidos de que são membros, a fim de sensibilizá-los regularmente sobre o Marrocos- parceria da UE e antecipar as ações de nossos adversários”. Planeia-se então uma "coligação" parlamentar marroquino-europeia que "poderia funcionar como uma rede de pressão constituída por deputados, eurodeputados, deputados e conselheiros marroquinos, a fim de defender os interesses supremos do Reino". Por fim,  preto no branco, fala-se na criação de uma agência interna de lobby: “Vai ajudar a fortalecer a influência de Marrocos nas instituições da UE, especialmente no PE. Esta agência poderia atuar em apoio à ação diplomático-parlamentar".


"A ambiguidade construtiva de Panzeri" e a jornada de "cobertura" a Tindouf - o golpe de 'bluff' de Panzeri. Entre os telegramas está também a "preparação" de uma viagem de Panzeri, pensada para ser uma espécie de ‘cover trip’. É Outubro de 2011, o Embaixador Alem anuncia que o italiano irá para Tindouf, na Argélia, onde estão os campos de refugiados saharauis. Segundo a nota, antes de partir, um dos "assessores" de Panzeri encontrou-se com um diplomata marroquino à margem de uma sessão plenária em Estrasburgo. O primeiro tem uma mensagem para o segundo. Os analistas de Rabat observam: “A visita é essencial para fortalecer a credibilidade de Panzeri perante a Argélia e a Polisario, dado que é acusado de ser pró-Marrocos. Não é do interesse de Marrocos que Panzeri seja visto desta forma”. O assessor de Panzeri garante ainda que o eurodeputado “não vai evocar autonomia junto da Polisario nem fazer uma declaração nesse sentido. Ele se limitará a ouvir os interlocutores". Segundo o embaixador marroquino, Panzeri "está muito consciente da sensibilidade da sua visita e faz um esforço significativo para se justificar". Ele promete “manter a missão informada sobre a evolução de seu programa”. Mas, acima de tudo, lê-se no documento, os desenvolvimentos recentes devem ser incluídos na continuação de um trabalho metódico iniciado por Panzeri nos primeiros meses que se seguiram à sua eleição como chefe da Delegação do Magrebe. A nota destaca a "ambiguidade construtiva" utilizada por Panzeri em relação aos diversos partidos, atitude que "demonstra uma agenda política de longo prazo". E, acima de tudo, sublinha-se que o eurodeputado pode ser tanto “um aliado de peso” como um “difícil adversário”. Deste ponto de vista, prosseguem os diplomatas marroquinos, “os desenvolvimentos recentes demonstram, na linha política de Panzeri, uma continuidade raramente observada noutros eurodeputados”. Em todo o caso, concluem, o deputado deve estar "preparado" e deve ter pelo menos uma entrevista com alguns responsáveis para ser "informado adequadamente".



“As más ações do jornalista” que questiona os direitos humanos – Menos de dois anos depois, entre 20 e 24 de junho de 2013, Panzeri regressa a Marrocos. Desta vez com uma delegação de seis eurodeputados do grupo S&D [Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas] e seus assessores, entre os quais o adjunto Francesco De Giorgi. O relatório - assinado pelo assessor diplomático da Câmara Mounier El Jaffali - lista um a um os encontros com entidades políticas e oficiais marroquinas. Por duas vezes Panzeri encontra Atmoune em privado. Apesar da direção cuidadosa da operação, no entanto, nem tudo corre bem. A 23 de Junho a delegação deslocou-se de Casablanca para Laayoune, capital do território disputado entre Marrocos e a Frente Polisários. Os eurodeputados pedem poder reunir com 10 presos por crimes de opinião, mas o diretor prisional recusa. Eles então pedem um preso menos importante, mas só obtêm a confirmação de que ele está lá. A reportagem termina com algumas notas, que relatam algumas ações perturbadoras: um jornalista da TV local Rtm faz perguntas demais, chegando a "irritar" o delegado francês Emmanuel Le Texier, que não quer responder. Por isso o governador é prontamente informado, que por sua vez liga para o diretor regional da estação. “Este último – escreve o assessor diplomático – me garantiu que o jornalista não voltaria ao hotel, e que investigaria suas más ações”.


A votação sobre a pesca e o pai de Michel entre amigos - A forma como o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino acompanha e tenta influenciar as decisões do Parlamento Europeu está bem descrita numa comunicação "cifrada" datada de 5 de Dezembro de 2013. O embaixador voltou a reenviá-la ao embaixador em Bruxelas, Alem. O documento centra-se na votação para a aprovação do protocolo entre Marrocos e a União Europeia sobre as pescas, que terá lugar cinco dias depois na sessão plenária de Estrasburgo e que preocupa Rabat porque, entre outras coisas, prevê a financiamento para Marrocos de 30 milhões de euros por ano. O embaixador disse ter enviado uma carta a alguns interlocutores considerados "relevantes", como os membros do grupo ALDE [Aliança dos Democratas e Liberais para a Europa], que "parecem divididos" sobre o assunto. “Dadas as posições conflituantes – escreve – o grupo poderia decidir por um 'voto livre'. A missão diplomática conta fortemente com o papel preponderante dos nossos dois amigos dentro do ALDE, Annemie Neyts e Louis Michel". Este último é o ex-vice-primeiro-ministro da Bélgica, eurodeputado e pai do atual presidente do conselho europeu, Charles Michel. O cabograma chega quase imediatamente ao capítulo "contatos para as posições dos eurodeputados italianos".

A embaixada está preocupada com as "posições ambíguas e imprevisíveis" de alguns deles. A relatora do protocolo é a espanhola Carmen Fraga Estévez, que durante a semana - relata o diplomata - conheceu Raffaele Baldassarre, ex-deputado da Forza Italia (falecido em 2018), e Giovanni La Via, que na altura acabara de transitar da Forza Itália para o NCD (Novo Eentro Direita). "O senhor Baldassarre - lemos - prometeu sensibilizar os deputados Rivellini e Antinoro (Enzo Rivellini, ex Fi hoje Fdi, e Antonello Antinoro, ex UDC hoje em Noi con l'Italia, ed), que se abstiveram durante a votação na Comissão das Pescas". O telegrama refere-se ainda ao habitual Panzeri, com quem o embaixador diz ter tido contacto, “convidando-o a sensibilizar os italianos para uma votação positiva do protocolo”. A sensibilização nem sempre corre como desejavam os marroquinos: se Panzeri e La Via votam a favor do acordo de pesca, Baldassarre abstém-se, Rivellini não está presente, enquanto Antinoro até vota contra. De qualquer forma, o protocolo foi aprovado com 310 votos a favor, 204 contra e 49 abstenções.


Amigos e inimigos: foi assim que Rabat catalogou os 'maus da fita' - Pelos telegramas descobrimos como os marroquinos também arquivaram os bandidos, ou seja, políticos inimigos de seus interesses. Em Abril de 2014, o embaixador adjunto em Bruxelas, Mounir Belayachi, afirmou ter frustrado uma tentativa de alguns opositores de abrir um inquérito no Parlamento Europeu depois de uma delegação de representantes eleitos ter sido expulsa em Casablanca. A pessoa identificada (completa com arquivo detalhado e foto) é o deputado do partido “Italia dei valori”,  Niccolo Rinaldi: ele é culpado de ter pedido, durante uma reunião do grupo ALDE, para levantar a questão durante a conferência de presidentes que tem o poder de intervir nas ordens do dia do plenário. Os homens em Rabat, no entanto, alertados em tempo útil, conseguem que as instituições da UE "não abram um inquérito oficial", mas simplesmente enviem uma carta às autoridades marroquinas. Dizem também que estão dispostos a propor uma visita parlamentar oficial, mas "a composição e data desta missão" terá de ser "coordenada com as autoridades marroquinas". Em suma, para desmantelar a intervenção de Rinaldi, todo o corpo diplomático está a trabalhar para um resultado completamente oposto.  E é aqui que a embaixada aponta para a intervenção de vários "interlocutores amigos" que "contribuíram substancialmente para minar os objetivos desta iniciativa hostil". E não é apenas Panzeri que é mencionado, mas também o francês Joseph Daul (PPE) e o alemão Elmar Brock (S&D). "Desempenharam um papel decisivo", depois o espanhol Ignacio Salafranca (PPE), os belgas Annemie Neyts e Frederique Ries (ambos do ALDE), descritos como "amigos e próximos desta missão diplomática". A nota termina com a promessa de "informar" sobre a decisão final da Conferência dos Presidentes dos grupos políticos. Em suma, a lista dos amigos de Marrocos não se detém com os italianos. Há pelo menos uma década.

Artigo de M. Castigliani, L. Franco, T. Mackinson, A. Massari, G. Pipitone, G. Rosini

Sem comentários:

Enviar um comentário