quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Silêncio absoluto, dissimulação e cumplicidade com o agressor e ocupante: Onde está a ONU no Sahara Ocidental?

 



 

Mah Iahdih Nan - OPINIÃO - 25/12/2022 ECsaharaui

Madrid - O papel da ONU no Sahara Ocidental tem sido e continua a ser uma das páginas mais sombrias, confusas e obscenas da história deste organismo, marcado por uma acção parcial, cobarde e submissa às posições mais obstrucionistas e intransigentes de um Estado que espezinha a sua carta fundadora em que se baseia a sua existência.

Até agora, em 2022, a aliança marroquino-israelita já matou mais de 50 civis no Sahara Ocidental. As vítimas incluem mulheres, crianças e pessoas idosas, embora a maioria delas sejam pastores e mineiros.

A intervenção de Israel na guerra do Sahara Ocidental, com a utilização das suas práticas terroristas habituais na Palestina, transformou o conflito saharaui de uma guerra entre dois exércitos, o saharaui e o marroquino, numa guerra suja, em que civis inocentes são executados e mortos.

Desde o início da década de 1970, Israel introduziu, como método de guerra contra os palestinianos, a prática do terrorismo de Estado onde as execuções extrajudiciais são uma prática regular e um método de guerra para aniquilar a resistência palestiniana.

A utilização do terrorismo de Estado estabelecido e legalizado nos territórios palestinianos foi transferida para o Sahara Ocidental, através da colaboração entre dois Estados terroristas, Israel e Marrocos, com a proteção e consentimento da comunidade internacional e de organizações internacionais como a ONU e algumas potências ocidentais.

Apesar da presença de uma missão da ONU no território (MINURSO), o tom predominante do trabalho desta missão é o silêncio absoluto, a dissimulação, a cumplicidade com os agressores e culpados, e uma chocante falta de informação e investigação dos assassinatos e execuções extrajudiciais da população civil, que constituem crimes claros contra a humanidade, protegidos pelas Nações Unidas.

A cumplicidade da ONU e o seu fracasso em denunciar estes crimes, que visam a população civil, surpreendeu todos os especialistas e analistas conhecedores da região em geral e do conflito saharaui em particular.




O silêncio de um corpo que é suposto assegurar a paz mundial, a protecção de populações indefesas e, sobretudo, a sua principal tarefa de denunciar as execuções de civis inocentes levadas a cabo pela dupla Israel-Marrocos no Sahara Ocidental, é incompreensível e inexplicável.

A cooperação Israel-Marrocos data de finais dos anos 60 e a intervenção militar de Israel no Sahara Ocidental é conhecida desde meados da década de 70.

O conselho militar de Israel a Marrocos na primeira guerra do Sahara Ocidental, especialmente na concepção, financiamento e construção do muro que divide o território saharaui, é bem conhecido e bem divulgado. Também é bem conhecida a intervenção de conselheiros militares israelitas na guerra, bem como a entrega de equipamento militar constituído por espingardas, sub-metralhadoras e granadas de fabrico israelita.

Na nova guerra, Israel criou uma base em território saharaui a partir da qual são levadas a cabo operações de drones por oficiais e soldados do Estado israelita, e estima-se que uma centena de soldados israelitas tenham sido destacados para o local da guerra para dirigir as operações de assassinatos seletivos da população civil na fronteira entre o Sahara Ocidental e a Mauritânia.

Esta colaboração diabólica e antinatural entre um país árabe e o Estado sionista semeia terror, medo e insegurança entre a população civil no Norte de África.

Entretanto a ONU, a comunidade internacional e as potências ocidentais olham para o outro lado, deixando que estes dois Estados terroristas espalhem o terror, a agressão e a criminalidade na já frágil região do Magrebe.

Marrocos atua sob o nariz das Nações Unidas com total impunidade, desprezo e desdém pelas regras e normas internacionais, sem que as Nações Unidas possam denunciar estes ultrajes e crimes cometidos pelo regime marroquino com a ajuda do Estado racista de Israel.

 


Onde está a ONU? Qual é o seu papel no Sahara Ocidental?

Quanto à MINURSO, a missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental — ausente e negligenciando as suas responsabilidades e não cumprindo a sua missão e principal função, que é trazer a paz ao Sahara Ocidental através do cumprimento e implementação da Resolução 690 do Conselho de Segurança, relativa à realização de um referendo sobre a autodeterminação do povo saharaui —, a sua presença no Sahara serve apenas para proteger e patrocinar o neocolonialismo, a pilhagem de recursos e a ocupação ilegal do território saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário