quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Jornalista marroquino Omar Radi alvo de ataques na prisão

 

Protesto em solidariedade com os  jornalistas marroquinos presos, entre eles Omar Radi.



Por Jesús Cabaleiro Larrán - 25/12/2022 periodistas en español


Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou as represálias vingativas a que o jornalista marroquino Omar Radi está a ser submetido pelas autoridades penitenciárias de Tiflet-2 por ter feito uma greve da fome simbólica no dia 10 de Dezembro para coincidir com o Dia dos Direitos Humanos.

 

Após visitar Radi alguns dias mais tarde, os seus pais relataram que o moral do seu filho se encontrava em baixa devido à nova agressividade demonstrada pelo director da prisão. A sua mãe, Fatiha Cherribi, disse que os novos problemas da Radi começaram a 9 de Dezembro, quando ele escreveu à direcção da prisão anunciando a sua intenção de fazer uma greve de fome de vinte e quatro horas.

A mesma greve de fome foi observada por outros seis prisioneiros de consciência: Taoufik Bouachrine, Souleiman Raissouni, Mohamed Ziane, Nouredine El Aouadj, Reda Benotmane e Mohamed Bassou, os dois primeiros também jornalistas.

As autoridades prisionais retaliaram imediatamente quando Radi entregou a sua carta, privando-o de alimentos muito antes do início da greve de fome. Ao regressar à sua cela, o jornalista encontrou um agente prisional, que confiscou todos os seus mantimentos, ao mesmo tempo que rude e violentamente o depreciava. Radi exigiu uma explicação, mas foi recusada. A comida confiscada foi-lhe finalmente devolvida dois dias mais tarde, a 11 de Dezembro, estragada e infestada de larvas.

Prisão de  Tiflet-2


O comportamento vingativo e degradante dos funcionários prisionais é claramente uma retaliação, uma punição contra este jornalista pelo simples facto de ter ousado observar uma greve de fome simbólica com outros prisioneiros de consciência injustamente detidos.

O representante de RSF no Norte de África, Khaled Drareni, denunciou que as autoridades prisionais marroquinas parecem considerar Omar Radi "como um objeto que podem tratar como quiserem, que não tem direitos, nem sequer o direito mais básico, o de denunciar uma injustiça a que está a ser sujeito".

Não é a primeira vez que Radi sofre represálias na prisão Tiflet-2, uma das prisões mais duras do sistema penitenciário marroquino, onde foi transferido em Abril passado, após organizações internacionais terem denunciado a sua situação e o seu julgamento injusto, no qual foi condenado a seis anos de prisão.

O Tiflet-2 abriga jihadistas radicais condenados por pertencerem ao ISIS, e tem havido relatos de suicídios entre os prisioneiros.

Radi foi galardoado com o Prémio RSF para a Independência em Paris a 12 de dezembro, o que motivou duros ataques dos meios de comunicação social do Makhzen, da oligarquia ligada à monarquia, e outros, bem como das redes sociais utilizadas pelos serviços secretos marroquinos.

Nestas circunstâncias é bom recordar e reler o poema "En este mismo instante" do saudoso José Agustín Goytisolo: "Neste preciso momento há um homem que sofre, um homem torturado apenas por amar a liberdade. Não sei onde vive, que língua fala, que cor tem a pele, qual é o seu nome, mas neste preciso momento, quando os seus olhos lêem o meu pequeno poema, esse homem existe, ele grita, pode ouvir os seus gritos de um animal assediado, enquanto morde os seus lábios.....".

Sem comentários:

Enviar um comentário