sexta-feira, 21 de julho de 2023

Task Force da EUCOCO reuniu em Madrid

 


A Task Force da Coordenação dos Comités Europeus de Apoio ao Povo Saharaui reuniu-se em Madrid no dia 19 de julho, na presença de delegados de Espanha, França, Bélgica, Argélia, Alemanha, Portugal e de uma delegação da Frente Polisario dirigida por Omar Mansour.

Depois de ter analisado a evolução da causa saharaui no seio das principais instituições internacionais, nomeadamente a ONU, a União Africana e a União Europeia, a Task Force denuncia o posicionamento de certos Estados a favor da proposta de autonomia única marroquina. É urgente que prossigam as negociações iniciadas sob os auspícios das Nações Unidas para a concretização do direito inalienável à autodeterminação do povo saharaui, o fim da ocupação marroquina e da pilhagem dos recursos naturais do Sahara Ocidental e a libertação de todos os presos políticos detidos nas prisões marroquinas. O Grupo de Trabalho denuncia os acordos de Abraão entre Marrocos e Israel, que permitem à entidade sionista apoiar a guerra de Marrocos contra a Frente Polisario e contribuir para a pilhagem dos recursos naturais saharauis.

 


A Task Force congratulou-se com o êxito da conferência sobre geminação realizada em Bolonha no início de julho. Registou os preparativos para o 47.º EUCOCOCO, a realizar em Toledo no próximo mês de dezembro, e definiu os temas e objectivos. Agradeceu ao Comité de Solidariedade de Toledo e ao CEAS por acolherem e organizarem a 47ª EUCOCOCO. Apoia a mobilização da sociedade civil e a sua participação nos preparativos. A Task Force foi informada dos preparativos de duas grandes conferências internacionais que, em 2024, reunirão os grupos interparlamentares "paz para o povo saharaui" e o fórum de juristas internacionais para a defesa dos direitos inalienáveis do povo saharaui à sua independência.

Por último, o Grupo de Trabalho definiu o seu programa que visa, por um lado, exercer pressão sobre as instituições europeias, contrariando as actividades de lobbying marroquinas e instando-as a respeitar os acórdãos pertinentes do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias e, por outro lado, preparar as delegações que se deslocarão à 4.ª Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, no próximo mês de outubro.

A Task Force reunir-se-á novamente em Paris, em setembro.

Bruxelas, em 20 de julho de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário