sábado, 19 de agosto de 2023

Marrocos volta atrás e afirma que não solicitou a adesão aos BRICS e ataca a África do Sul



Madrid (CES) - A cinco dias da cimeira e contrariamente às informações que circularam nos últimos dias, Marrocos afirma que ainda não decidiu oficialmente aderir aos BRICS e que a sua participação na Cimeira dos BRICS, prevista para 24 de agosto em Joanesburgo, na África do Sul, não estava prevista.

O ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros, dirigido pelo controverso Nasser Bourita, afirma que a África do Sul sempre demonstrou uma hostilidade total para com o Reino e que sempre tomou posições negativas em relação ao Sahara Ocidental.

O ministério de Bourita afirma que se tornou claro que a África do Sul está a trabalhar para distorcer a natureza e o objetivo deste evento (BRICS) para servir uma agenda não declarada.

Por outro lado, o que é certo para já é que Marrocos não será admitido na próxima reunião dos "BRICS-África (BRICS/África), prevista para 24 de agosto em Sandton, nos arredores de Joanesburgo, à margem da Cimeira dos BRICS, garante uma fonte diplomática africana em declarações à ECSaharaui.

A mesma fonte explicou que a África do Sul, país anfitrião, convidou o Presidente da República Saharaui (RASD) para esta cimeira.

Nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino de Marrocos


 Na semana passada, os principais meios de comunicação social, como a Al Jazeera e o Sputnik, confirmaram que Marrocos pediu expressamente para se juntar aos BRICS. Bourita afirma agora que Marrocos nunca considerou responder positivamente ao convite do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa para a reunião "BRICS/África" ou participar nesta reunião a qualquer nível.

“Pretória multiplicou assim, a nível nacional e no seio da União Africana, os actos notoriamente hostis aos interesses superiores de Marrocos", acrescenta o ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros, observando que "se tornou assim evidente que a África do Sul ia desviar esta cimeira da sua natureza e do seu objetivo".

Sem comentários:

Enviar um comentário