quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Lavrov evoca a autodeterminação do Sahara Ocidental no coração de Marrocos


 

Nasser Bourita revela o seu estado de ansiedade através de gestos de nervosismo evidente.

 

Sahara-Occidental.net 21/12/2023 | Há vários anos, Marrocos adoptou uma política de aproximação com a Rússia como uma das cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança e como membro do chamado "Grupo dos Amigos do Sahara Ocidental", constituído pelos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Rússia e China. Rabat utiliza também as suas relações com Moscovo como arma de chantagem contra os Estados Unidos.

Apesar dos numerosos gestos do Makhzen visando condicionar a posição da Rússia sobre o Sahara Ocidental, Moscovo mantém-se firme, consciente de que Marrocos sempre foi um lacaio do imperialismo norte-americano e da NATO. Talvez o único êxito da diplomacia marroquina junto da Rússia tenha sido o de ter conseguido obter a sua abstenção e não a sua oposição aquando da votação da resolução do Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental. Desde há três anos que o delegado russo no Conselho de Segurança exprime as suas reservas em relação a uma resolução manifestamente parcial, sem exercer o seu direito de veto.

Desta vez, Marrocos quis aproveitar a crise de Gaza para matar dois coelhos com uma só cajadada. Por um lado, um gesto de lealdade para com a Rússia e, por outro, uma pretensa mensagem de solidariedade para com o povo palestiniano massacrado pelo exército israelita. Assim, foi organizado um fórum, que permaneceu no limbo durante 4 anos. Os participantes eram países árabes, cujos delegados não tinham vindo para reforçar os laços com a Rússia, mas sim para procurar branquear a sua vergonha na Palestina. Para além de Marrocos, participaram os Emirados Árabes Unidos, o Qatar, a Arábia Saudita, o Barém, o Iémen, o Iraque, o Sudão, as Comores, o Egipto, a Líbia, a Tunísia, o Líbano, a Somália, a Palestina e a Mauritânia.

Nasser Bourita, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, esfregava as mãos pensando que tinha conseguido organizar este fórum, que venderia aos seus superiores como um grande acontecimento que lhe granjearia a simpatia tanto dos russos como dos palestinianos. A sua emoção é evidente no vídeo de boas-vindas ao dirigente russo.

No entanto, este estado emocional não tardou desvanecer-se. Rapidamente se transformou em raiva quando Lavrov cometeu o acto irreparável de evocar o termo que mais irrita os marroquinos: a autodeterminação. Princípio contra o qual Marrocos se bate desde que George Bush Jr. e Nicolas Sarkozy decidiram opor-se à criação de um Estado saharaui independente na antiga colónia espanhola, no quadro da luta do Ocidente contra a influência crescente da Rússia e da China no mundo, em particular no chamado Sul Global.

Na conferência de imprensa, Lavrov afirmou que tinha discutido a questão do Sahara Ocidental com o seu homólogo marroquino. "Neste contexto, apoiamos a Carta das Nações Unidas, estamos a trabalhar para que todas as partes respeitem o direito à autodeterminação".

Nesta altura, Bourita mudou de posição e começou a mexer numa folha de papel que tinha em cima da secretária. Estava visivelmente irritado (ver vídeo).

A conferência de imprensa organizada conjuntamente com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, foi particularmente emotiva. Bourita estava satisfeito porque o fórum tinha adotado uma moção sobre o drama de Gaza para lavar a vergonha de Marrocos e dos outros países árabes que contemplam o drama do povo palestiniano sem mexer um dedo.

"Falámos sobre o Sahara Ocidental e a Rússia está interessada em fazer progressos nesta disputa", continuou o diplomata russo. "A posição da Rússia é equilibrada, imparcial e coerente. Apoiamos uma solução duradoura baseada nas resoluções do Conselho de Segurança e tencionamos manter esta posição de princípio. Agiremos como membro do Grupo de Amigos do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental e apoiaremos os esforços de mediação do Enviado Pessoal Staffan de Mistura, bem como o reforço do papel fundamental desempenhado pela MINURSO como fator de estabilidade no Sahara Ocidental", acrescentou.

Lavrov lançou uma bomba a partir de Marrocos! Bourita, de pé ao seu lado, vacilou sob o peso da declaração do chefe da diplomacia russa. Não seria exagero dizer que esta conferência de imprensa foi um pesadelo para o chefe da diplomacia marroquina, que há anos mente ao seu rei sobre a posição da Rússia.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário