sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Maior fundo do mundo exclui petrolífera israelita por causa do Sahara Ocidental

 


Western Sahara Resources Watch - 19/12/2023 | O fundo de pensões do governo norueguês anunciou que excluiu o Grupo Delek do seu portfólio devido à sua exploração petrolífera offshore no Sahara Ocidental ocupado.

O fundo soberano de 1,5 mil milhões de dólares do governo norueguês anunciou em 18 de dezembro de 2023 que expulsou o Grupo Delek da sua carteira, ao vender o seu investimento de aproximadamente 57 milhões de dólares. A razão alegada é que a subsidiária da empresa israelita, NewMed Energy, anunciou em dezembro de 2022 um contrato de exploração petrolífera offshore do território ocupado, assinado com as autoridades petrolíferas e mineiras marroquinas.

O Western Sahara Resource Watch informou em Fevereiro de 2023 que o fundo norueguês – que controlava na altura 3 por cento das acções – era o segundo maior investidor conhecido do Grupo Delek.

Em 18 de dezembro de 2023, foi publicada uma análise de 15 páginas pelo Conselho de Ética do fundo explicando a lógica da nova decisão. Sublinha que Marrocos “não tem direitos legais e soberanos” sobre os recursos do Sahara Ocidental. Marrocos tem explorado desde 2001 petróleo e gás offshore no território que mantém sob ocupação estrangeira.

«O Conselho considerou as atividades de exploração offshore do Grupo Delek no Sahara Ocidental uma violação grave das normas éticas fundamentais de acordo com as diretrizes éticas do Fundo, uma vez que a atividade não é conduzida de acordo com os desejos e interesses do povo do Sahara Ocidental, e porque contribui para manter uma situação não resolvida para a área», escreveu o Conselho.

O documento também discute sob que regime jurídico se deve interpretar tal operação no Sahara Ocidental – se seria avaliada no quadro da lei aplicável aos territórios não autónomos ou ao abrigo do direito humanitário internacional.

«A situação no Sahara Ocidental é única no sentido de que é o único território não autónomo sem um poder administrativo reconhecido. Não existem regras claras sobre a exploração dos recursos naturais nesta área. No âmbito do direito internacional, os poderes administrantes dos territórios não autónomos têm a obrigação de gerir os territórios de acordo com os desejos e interesses da população da região. Uma vez que a ONU não reconhece Marrocos como o poder de administração legal do Sahara Ocidental, pode argumentar-se que as regras estabelecidas para os territórios não autónomos não se aplicam nesta situação. O parecer jurídico emitido pelo consultor jurídico da ONU em 2002 baseia-se numa analogia com as obrigações dos poderes administrantes de territórios não autónomos. Uma abordagem alternativa poderia ser uma avaliação baseada no direito humanitário internacional. Isto provavelmente imporia limitações ainda mais rigorosas às operações das empresas na área, como conclui o parecer jurídico do consultor jurídico da União Africana (2015)», nota o Conselho.




A exclusão é uma continuação direta de uma prática já estabelecida pelo gigante de investimentos norueguês. Em 2016, o fundo excluiu a empresa norte-americana Kosmos Energy e o seu parceiro britânico Cairn Energy por realizarem exactamente a mesma operação no mesmo local – o bloco de Bojador – offshore do Sahara Ocidental. Em 2005, o fundo fez a sua primeira exclusão ética ao expulsar a empresa norte-americana Kerr-McGee das carteiras da mesma operação. Como tal, o Grupo Delek é a quarta empresa a ser expulsa do fundo para o mesmo projeto de exploração na mesma área offshore ao longo das últimas duas décadas.

O fundo também tem a prática de excluir os clientes de longo prazo da rocha fosfática do Sahara Ocidental, exportada pela empresa estatal marroquina de fosfato OCP que opera no território.

O WSRW apela a outros investidores do Grupo Delek para que atuem da mesma forma que o fundo do governo norueguês. Em fevereiro de 2023, outros investidores incluíam Deutsche Bank, Vanguard Group e BlackRock.

«Saudamos a decisão bem fundamentada do fundo soberano do governo norueguês. A sua conclusão vai directamente ao cerne do duplo problema: Marrocos não tem o direito de emitir tais licenças e os saharauis não manifestaram o seu consentimento a elas. Esperamos que os outros investidores em Delek tomem nota desta decisão e sigam o exemplo», afirmou Erik Hagen, membro do conselho do Western Sahara Resource Watch.

«Consideramos as operações do Grupo Delek no território profundamente problemáticas. A empresa israelita deve respeitar o direito do povo saharaui de gerir os seus próprios recursos e terminar a sua relação com a potência ocupante do território», disse Hagen.

Apenas duas empresas possuem actualmente licenças de exploração de petróleo e gás no Sahara Ocidental – e ambas são israelitas. A outra é a Ratio Petroleum, com licença mais ao sul, ao largo de Dakhla.

O documento do Conselho de Ética do fundo é datado de 30 de maio de 2023. Como parte da prática normal do fundo, as conclusões do Conselho são encaminhadas e promulgadas pelo Norges Bank Investment Management, que administra o fundo, e publicadas assim que as eventuais vendas de todas as ações foi concluída. Foi o que aconteceu em 18 de dezembro de 2023. A versão original da recomendação em norueguês pode ser encontrada aqui .

Sem comentários:

Enviar um comentário