ECS | Bir Lehlu. 09-11-2024 - Intensos combates decorrem no norte do Sahara Ocidental entre as forças de ocupação marroquinas e o Exército Saharaui (ELPS), após unidades saharauis terem atacado uma zona militar onde se celebrava o 49.º aniversário da invasão do Sahara Ocidental, mais conhecida como Marcha Verde.
Segundo informações de fontes no terreno, o ELPS lançou uma série de mísseis ao meio-dia contra a zona de Mahbes, onde as autoridades marroquinas tinham preparado e montado uma grande tenda para as celebrações da Marcha Verde.
Os mísseis atingiram as zonas circundantes do evento, provocando o caos e o espanto entre a multidão, que fugiu em pânico. Entre os participantes encontravam-se autoridades de ocupação marroquinas, tanto militares como de segurança.
Posteriormente, as forças de ocupação marroquinas contra-atacaram com drones, dando início à troca de obuses e mísseis entre os dois lados. A mesma fonte acrescentou que há mortos e feridos de ambos os lados. Fontes do ECS puderam até ao momento confirmar duas baixas no campo de batalha, da 6.ª Região Militar Saharaui, que é a que está envolvida no ataque.
O ataque começou ao meio-dia e a ofensiva prossegue na região norte, onde bases de retaguarda, um centro de comando e um quartel logístico foram também alvo de unidades saharauis.
De salientar que as autoridades de ocupação marroquinas tinham escolhido celebrar o 49.º aniversário da Marcha Verde em Mahbes para demonstrar aos seus colonos que a zona era segura e livre de confrontos. Uma decisão imprudente do regime marroquino que mobilizou civis em autocarros para zonas de guerra, concretamente para a região onde se desenrolam a maior parte dos combates.
Sem comentários:
Enviar um comentário