terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Greta Thunberg apela à solidariedade global com o Sahara Ocidental

 


14/01/2025 - (SPS) Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental sueca de renome mundial, apelou à solidariedade global com o Sahara Ocidental através da sua conta no Instagram, após a sua recente visita aos Campos de Refugiados Saharauis, partilhando com os seus milhões de seguidores a ligação da luta saharaui pela autodeterminação e a luta global pela justiça social e climática.

Descrevendo os Campos de Refugiados Saharauis como “o lar de uma comunidade que suportou cinquenta (50) anos de deslocação sob a ocupação militar marroquina, Thunberg considera que a luta por um Sahara Ocidental libertado é a luta de todos, sublinhando a paciência e a resiliência do povo saharaui enquanto aguarda um referendo justo e o reconhecimento pela comunidade internacional”.

Greta critica "o silêncio global e a traição que agravaram os desafios enfrentados pelo povo saharaui e exorta a opinião pública e os seus seguidores a informarem-se sobre esta questão, a sensibilizarem e a juntarem-se às vozes saharauis para exigir justiça e responsabilidade".

O post destaca ainda as tentativas de Marrocos de “branquear e maquilhar ‘de verde’ as suas acções no Sahara Ocidental, incluindo a construção de projectos ambientalmente sustentáveis em terras ocupadas e a exploração de recursos naturais sem o consentimento dos saharauis”. Greta Thunberg classifica estas actividades como “violações do direito internacional e dos direitos humanos”.

“A descolonização não é uma metáfora”, declara, apelando ‘ao fim dos colonatos ilegais, da usurpação de terras e do colonialismo verde e sublinhando a necessidade de uma libertação que garanta os direitos de autodeterminação, de liberdade e de dignidade para todos, incluindo o povo saharaui’. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário