Laayoune ocupada, 21 de fevereiro de 2025 (WAAS) - A Associação Saharaui de Vítimas de Violações Graves cometidas pelo Estado marroquino (ASVDH), descreveu a expulsão de uma delegação parlamentar europeia de Laayoune ocupada como uma violação flagrante do direito internacional pela ocupação marroquina.
A Associação Saharaui, em comunicado, exprimiu a sua condenação do bloqueio e do impedimento dos membros do Parlamento Europeu e dos seus assistentes, observando que se trata de uma política prosseguida pelas autoridades de ocupação desde há muitos anos, expulsando delegações estrangeiras, incluindo observadores, investigadores e jornalistas, e impedindo-os de se encontrarem com saharauis que exigem liberdade e independência e defensores dos direitos humanos.
A ASVDH declarou a sua solidariedade incondicional com a delegação do Parlamento Europeu e condenou as medidas ilegais de que foram alvo por parte das autoridades de ocupação marroquinas.
Deplorou o facto de a ocupação marroquina continuar a fechar a parte ocupada do Sahara Ocidental às delegações estrangeiras que desejam familiarizar-se com a realidade da situação na parte ocupada do Sahara Ocidental.
A associação renovou o seu apelo às Nações Unidas e ao Conselho de Segurança da ONU para que intervenham urgentemente no sentido de levantar o bloqueio militar e de segurança imposto pela ocupação ao território ocupado, com receio de expor ao mundo os seus crimes contra o povo saharaui.

Sem comentários:
Enviar um comentário