A União Nacional dos Estudantes, reunida na 71ª assembleia do Conselho de Entidades Gerais da UNE, nos dias 17 e 18 de abril de 2025, na cidade de São Paulo, manifestou sua solidariedade com as causas dos povos da Palestina e do Sahara Ocidental.
Numa moção aprovada pelo conclave intitulada «Pela autodeterminação e soberania dos povos já! Solidariedade internacionalista com os povos saharaui e palestiniano!» a entidade estudantil brasileira denunciou a guerra de genocídio contra o povo palestiniano e as graves violações cometidas por Marrocos contra o povo saharaui, em particular contra as suas mulheres.
“Reunidos no 71º CONEG da UNE, em abril de 2025, manifestamos nossa mais profunda solidariedade ao povo palestino, vítima de um brutal genocídio perpetrado pelo Estado de Israel. Desde outubro de 2023, milhares de vidas foram ceifadas em Gaza e na Cisjordânia, e os crimes de guerra continuam a se aprofundar”, diz a moção da UNE.
Sobre o Sahara Ocidental, a moção saúda o papel das mulheres saharauis na administração e gestão dos acampamentos saharauis e a sua participação nos protestos pacíficos e na denúncia das perseguições, prisões privadas e todo o tipo de violências impostas aos ativistas que lutam pelo fim da ocupação marroquina do território do Sahara Ocidental.
“As mulheres saharauis são símbolos de resistência, não só para o seu povo, mas para todas as mulheres do mundo”, sublinha a moção da UNE.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma organização estudantil brasileira, representante dos alunos do ensino superior do país. Tem sede em São Paulo, além de subsedes no Rio de Janeiro e Goiás. Fundada em 11 de agosto de 1937, a instituição desempenhou um papel preponderante em momentos importantes do Brasil desde o início do século XX.


Sem comentários:
Enviar um comentário