domingo, 3 de julho de 2011

El Aiún - referendo totalitário: manifestação marroquina, obrigatória; protesto saharaui, proibído!

Daoudi Brahim, 17 anos, atropelado por um veículo das forças de ocupação

Quinta-feira, pela tarde, dia 30 de Junho, centenas de colonos marroquinos de El Aiún, principal cidade do Sahara Ocidental ocupado, participaram numa manifestação organizada pelas autoridades marroquinas entoando palavras-de-ordem a favor da Constituição marroquina  e agressões racistas contra os saharauis. Atiraram pedras contra casas de cidadãos saharauis sem que a polícia, embora presente, tivesse intervido.

Na sequência destes actos de violência, dezenas de cidadãos saharauis concentraram-se no bairro de Maatalah, nas avenidas de Mezouar e Smara, para condenar a manifestação, a violência e a cumplicidade das autoridades de ocupação com os colonos marroquinos.
Em resposta, as forças de ocupação carregaram sobre os manifestantes saharauis, ferindo vários deles. Segundo uma testemunho presencial, um veículo das Forças auxiliares rodando a grande velocidade atropelou o jovem saharaui Daoudi Brahim, de 17 anos, que ficou gravemente ferido, con fracturas nos joelhos.

Os cidadãos saharauis Zaibour Hamadi Bougara Jaouhar, a senhora Tekber Laatik e os seus irmãos, Hamma Lamin (jovem deficiente) e Hamid, também ficaram feridos.

Na avenida de Skikima, as forças de ocupação saquearam a casa da família de Ahl Boutngiza e atacaram os seus dois filhos, El Gouth e Lahbib. Daí dirigiram-se para a  casa da família de Ahl Zoghman com o mesmo objectivo: saquear a casa e atacar o seu filho Mohamed.

Sem comentários:

Enviar um comentário