sábado, 2 de julho de 2011

A União Europeia prorrogou por um ano o acordo de pesca ilegal com Marrocos


Os governos europeus decidiram prorrogar por um ano o acordo de pesca com Marrocos nas águas territoriais do Sahara Ocidental, reconhecido pelos serviços jurídicos do Parlamento Europeu, "ilegais, já que a vontade dos saharauis não foi tida em conta".

O acordo, firmado em 2007, terá validade até Março de 2012. Permitirá à UE pescar em águas marroquinas e do Sahara Ocidental ocupado. Os pescadores europeus operam em águas do Sahara Ocidental segundo o acordo actual, principalmente na faina da sardinha e do polvo destinados aos restaurantes europeus e às fábricas de transformação. Cerca de 70 a 80% do pescado capturado no âmbito do acordo é capturado nas águas do Sahara Ocidental.

Com o apoio de 20 Estados membros da UE-27, o acordo será provavelmente promulgado nas próximas semanas, indicou fonte citada pela imprensa.

"Em 2006, só a Suécia se opôs ao acordo. Actualmente as pessoas estão mais conscientes da natureza duvidosa deste acordo", afirmou Sara Eyckmans, coordenadora do da ONG Western Sahara Resource Watch.

O departamento jurídico das Nações Unidas havia já declarado que as actividades sobre os recursos naturais no Sahara Ocidental se realizam em violação do direito internacional se os saharauis não forem consultados.

A Campanha Internacional de Fish Elsewhere! ("Vão pescar para outro lado!") pede à UE que acabe com as suas operações totalmente “imorais" em águas do SO e que vá pescar para outro lugar. Nenhuma exploração piscatório deverá ter lugar no Sahara Ocidental sem que antes tenha resolução o conflito, sublinham os organizadores da campanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário