sábado, 8 de dezembro de 2012

Chineses trabalham para a TOTAL



Uma filial da companhia petrolífera nacional chinesa parece ter estado a realizar durante os últimos dois meses estudos sismográficos no bloco da TOTAL no Sahara Ocidental ocupado. A organização Western Sahara Resource Watch (WSRW) já protestou contra este envolvimento chinês.

A Companhia petrolífera nacional chinesa, a CNPC, é, através da sua filial BGP, proprietária de um navio que opera atualmente nas águas territoriais do Sahara Ocidental.

O "BGP Prospector" que opera em águas
do Sahara Ocidental ocupado

O navio chegou ao Sahara Ocidental no dia 26 de outubro. Na imagem (ao alto), a linha vermelha mostra os movimentos da embarcação desde o dia 26 de outubro até hoje. Durante todo este período de tempo o navio operou nas águas da plataforma continental a oeste de da cidade de Dakhla.

Há alguns dias a WSRW descobriu o mega bloco no sul do Sahara Ocupado que foi alvo de acordo de prospeção e exploração entre a TOTAL e as autoridades marroquinas de ocupação. Mas tarde, a WSRW revelou que a TOTAL já havia procedido à prospeção dessa zona através da companhia britânica Gardline. A participação chinesa da BGP poderá constituir uma segunda fase do programa de prospeção na gigantesca plataforma marítima.

Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário