sábado, 8 de dezembro de 2012

Governo da RASD protesta contra atividades da TOTAL no Sahara Ocidental ocupado



O Governo da República Árabe Saharaui Democrática expressou esta semana o seu protesto contra as atividades da Companhia Francesa (TOTAL) nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, em carta enviada por Mhamed Khadad, Coordenador saharaui junto da MINURSO.

No documento, Mhamed Khadad solicita "à TOTAL que se mantenha afastada de qualquer tipo de exploração nos territórios ocupados do Sahara Ocidental sem o consentimento e a aprovação do e do Governo saharauis".

"A ocupação ilegal do Sahara Ocidental legitima-se através de indivíduos e empresas que negoceiam com Marrocos os recursos naturais do território", declara Khadad na carta dirigida ao diretor Executivo da TOTAL, Christophe de Margerie.

A carta foi enviada à TOTAL no mesmo dia que expirava a sua licença de exploração, outorgada pela empresa estatal marroquina ONHYM. A Total subscreveu um acordo a 6 de dezembro de 2011, tudo indica por um ano de duração. No entanto, segundo fontes do Western Sahara Resource Watch (WSRW), a companhia francesa TOTAL terá assinado um novo acordo pela exploração de um conjunto dos três blocos no extremo sul do Sahara Ocidental ocupado, na plataforma continental junto à cidade pesqueira de Dakhla. Os três blocos do passado terãosido juntos num só bloco, cobrindo uma área incrível de 100.926,70 km² (ver).

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário