quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governo saharaui denuncia "linguagem de intransigência" do discurso do rei marroquino

 

O governo saharaui denunciou a "linguagem de intransigência, a repressão e a pilhagem dos recursos naturais do Sahara Ocidental" demonstrada pelo rei marroquino no seu discurso proferido ontem.

Num comunicado emitido pelo Ministério da Informação, o Governo saharaui afirma que o discurso do rei marroquino mostra "a vontade explícita de Marrocos em continuar a ignorar os esforços das Nações Unidas para a descolonização da última colónia em África , o Sahara Ocidental".

" Governo da República saharaui denuncia a intransigência e insistência na agressão, ocupação, violações dos direitos humanos e pilhagem dos recursos naturais do povo saharaui expresso no discurso do rei marroquino, e sublinha que aquele que viola a Carta e as resoluções da União Africana e continua a sua ilegal ocupação militar da última colónia em África , não pode, de forma alguma, afirmar defender o Continente e os seus problemas " , diz o comunicado.

“Este discurso - afirma o comunicado - procura justificar as graves violações dos direitos humanos e a pilhagem dos recursos naturais do Sahara Ocidental realizadas pela ocupação marroquina”.

O Governo saharaui apela à comunidade internacional a exercer as pressões e sanções necessárias sobre o governo marroquino para que cumpra a legitimidade internacional e, assim, acelere a descolonização do Sahara Ocidental, através de um referendo livre, justo e imparcial sobre a autodeterminação para o povo saharaui.

( SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário