sábado, 22 de novembro de 2014

Brasil: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra recusa participar no Fórum Mundial de DDHH em Marrocos




O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, do Brasil (MST) recusou o convite em participar no II Fórum Mundial de Direitos Humanos que terá lugar dentro de dias em Marrocos.

“Saudamos a iniciativa de um fórum internacional que contribua para uma plataforma universal de diálogo entre governos, instituições nacionais e internacionais de direitos humanos e organizações da sociedade civil, no sentido de promover e garantir a universalização dos direitos humanos.

No entanto, este evento realiza-se num país que tem um governo com um historial de violações sistemáticas dos direitos humanos e coincide com uma serie de ações recentes do governo no sentido de criminalizar as organizações sociais do país. Citamos como alguns exemplos: a proibição de uma caravana de solidariedade com os migrantes em Tânger; a proibição de reuniões sindicais preparatórias da greve geral de 29 de outubro; a repressão aos movimentos sociais e estudantes; a violência, a discriminação e as deportações de imigrantes, entre outras ações que buscam criminalizar as lutas por direitos humanos, económicos e sociais no país.

“Considerando que o governo de Marrocos pretende aproveitar-se da presença de instituições financeiras e organizações internacionais para melhorar a sua imagem e ‘legitimar’ as suas políticas repressivas, muitos agrupamentos parceiros do MST — como a Marcha Mundial de Mulheres e a própria Via Campesina Internacional, de que o MST é membro —, estão a retirar-se da sua participação no Fórum. O mesmo ocorre com organizações de direitos humanos representativas em Marrocos, como a Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH) e a Liga Marroquina de Direitos Humanos.

“(…) por respeito às organizações de Marrocos, à luta saharaui e como membro da Via Campesina Internacional, o MST também se retira da participação do FMDH”.

Sem comentários:

Enviar um comentário