domingo, 23 de novembro de 2014

Brasil: Comissão de Exteriores do Congresso exige imediato reconhecimento da República Saharaui




A Comissão de Assuntos Exteriores e Defesa Nacional da Câmara de Deputados pediu ao ministro de Negócios Estrageiros do Brasil,  Luiz Alberto Figueiredo, para ter em conta a preocupante situação dos direitos humanos nas zonas Ocupadas do Sahara Ocidental e a sua exigência de que o Brasil reconheça diplomaticamente a República Árabe Saharaui Democrática.

Numa sessão dedicada a avaliar com o chanceler, Luiz alberto Figueiredo, as temáticas de prioridade da política internacional do gigante latino-americano, os deputados interpelaram o ministro brasileiro a introduzir na sua agenda internacional o assunto do Sahara Ocidental, a denunciar as constantes violações dos direitos humanos e a impulsionar o seu governo, por razões legais, históricas e de princípio, a que reconheça imediatamente a RASD.

O deputado Alfredo Sirkis, presidente da Comissão de Exteriores e Defesa na câmara e promotor da resolução a favor do reconhecimento da RASD, sublinhou que o Brasil não deve seguir no caminho incorreto em relação à causa saharaui.

Por seu lado, o deputado Renato Simoes, do PT, assegurou que a exemplo da iniciativa tomada em relação à Palestina, o Brasil deve assumir um papel protagonista na questão saharaui.


Outros deputados que tomaram o uso da palavra realçaram ante o chanceler a importância da resolução 6225, aprovada em setembro último por todos os grupos políticos no Congresso, instando a Presidente da República, Dilma Rousseff, a entabular relações diplomáticas com o governo saharaui como já o fizeram vários países latino-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário