sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fundo do Governo do Luxemburgo exclui seis empresas do seu portfólio por "associação com a exploração ilegal dos recursos naturais [do Sahara Ocidental]"




No passado dia 15 de novembro de 2014, o Fundo de Compensação conjunta do regime geral de pensões (FDC, Fonds de Compensation commun au régime général de pension) do Luxemburgo, publicou a lista das 61 empresas (http://zip.net/bkqK6K)  que decidiu pôr na lista negra. Nada menos que seis dessas empresas foram rejeitadas porque compram fosfatos do Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.


FDC livrou-se das participações nas empresas canadianas Agrium Inc e Potash Corp Sasketchewan, das australianas Wesfarmers e Incitec Pivot Ltd e das norte-americanas Innophos Holdings e FMC Corporation, aludindo à sua "associação com a exploração ilegal dos recursos naturais do Sahara Ocidental".

As seis empresas tinham sido incluídas pelo WSRW /(Western Sahara  Resources Watch) no relatório de junho de 2014 "P de pilhagem" (http://zip.net/bqqL2s), que oferece uma visão completa de todos os clientes, volumes, valores e envios de rocha fosfórica extraída ilegalmente das explorações no Sahara Ocidental ocupado durante os anos 2012-2013.


Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário