quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Marrocos: Mohamed VI prepara um perdão real para os presos saharauis Gdeim Izik?



O website noticioso marroquino yabiladi.com publica hoje um artigo sobre um alegado indulto real em preparação para os presos saharauis e, em particular, para o grupo de 24 presos de Gdeim Izik, julgados em Tribunal Militar em Rabat e condenados a pesadíssimas penas.

A poucos meses da reunião de abril do Conselho de Segurança, onde, mais uma vez, a questão do alargamento das competências da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental) à monitorização e vigilância dos Direitos Humanos vai estar em apreciação, a eventual decisão de Mohamed VI não é surpreendente.

Depois de meses de bloqueio intransigente à missão da paz da ONU no Sahara Ocidental, impedindo o normal trabalho do Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas, Christopher Ross, e a instalação na capital ocupada do Sahara Ocidental da chefe da MINURSO, a canadiana Kim Bolduc, Mohamed VI resolveu há poucos dias dar o dito por não dito e exibir a melhor «boa vontade» à prossecução das iniciativas dos dois diplomatas, preponderantes na aplicação das atribuições da missão de paz na antiga colónia espanhola do norte de África. Bastou um simples telefonema com Ban-Kimoon… Et Voilá!

A aparente aproximação e reconciliação com a França, consumada com o renovado acordo judiciário entre os dois países que Marrocos havia quebrado unilateralmente, é outro sinal da aparente «boa vontade» que M6 e o Makhzen pretendem arvorar em vésperas do Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental.

Importa ler aquilo que diz o artigo do yabiladi.com…:

Sem comentários:

Enviar um comentário