segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Morreu Mariam Mint Lemjailil Uld Lfadel, poetisa e resistente




A morte de Mariam Mint Lemjailil Uld Lfadel, poetisa da resistência contra a ocupação marroquina, deixa órfã a intifada saharaui nos territórios ocupados.
Faleceu no Sábado, 6 de Fevereiro de 2016, na cidade ocupada de El Aaiun a poetisa e militante da resistência saharaui Mariam Mint Lemjailil Uld Lfadel, segundo informou hoje, a partir de El Aaiun, o defensor saharaui de direitos humanos e vice-presidente do CODAPSO, Hmad Hammad.

O funeral realizou-se no domingo no cemitério da cidade, no qual participaram no último adeus dezenas de militantes, ativistas, defensores dos direitos humanos e cidadãos saharauis.

A poetisa e militante da resistência e da intifada saharaui vivia com a família na cidade de El Aaiun desde o tempo colonial. Em 1976, após o abandono espanhol do território, foi surpreendida aí pela invasão marroquina e alí ficou impedida de poder seguir o destino dos outros saharauis que partiram para o exílio.

Não se resignou à mão pesada do regime marroquino e foi capaz de travar a sua luta a partir da palavra, da poesia clandestina, que foi quebrando muros: louvando as batalhas no campo da guerra que os seus irmãos saharauis travavam no campo de batalha, os sucessos diplomáticos, ou satirizando a política do regime de ocupação e os traidores que não lhe quiseram resistir ou a ela se vergaram. Até aos seus últimos dias nunca deixou de acreditar na sua luta e do seu povo, convencida que, em breve, os saharauis lograrão as aspirações à liberdade e à derrota do invasor marroquino.

Um exemplo destes versos em que incentivava os saharauis à Revolução no Saguia:

اولادك يلواد احانوك                اتلبى ندا الهم ذوك
ابطال و شجعان              امن يدين اعدوهم حروك
التحرير الماه بهتان           و اليوم اعلم عنهم يلواد
حان الوقت ؤفايت لوان                                

Oh Río de Saguia tus hijos
te aguardan,
y responden tu llamado.
Valientes y bravos
con arrojo te liberaron de las garras
del enemigo,
y hoy tú Río de Saguia,
que sepas que el tiempo
se ha prolongado demasiado
y que no habrá ya más espera.

يهل المناطق كملين          راه مطروح اعليك
لايلهيكم بلكذب لين           يكلع ذاك من يديكم
فتو شهرتو كاملين             ذ الظلم العم اعلكم
زركو ذ اشلح امنين         كان حريتكم فيديكن

Oh habitantes de los territorios
usurpados,
sobre vuestra conciencia
pesa el compromiso.
Y que no os distraiga con las mentiras
para arrancaros lo que tenéis entre manos.
Todos habéis sufrido la ignominia
que os ha invadido-
Empujad a este monarca hacia donde vino.
Vuestra libertad está en vuestras manos.

Mariam Mint Lemjailil Uld Lfadel foi uma mulher muito querida por uma população que a poetisa acompanhou durante estes quarenta anos de ocupação com a sua palavra, com a sua poesia, com o seu apelo revolucionário. Segundo testemunhos dos seus mais próximos, poucos dias antes de morrer ainda animava as pessoas a prosseguir a luta até à derrota ocupante.


Fonte: CODAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário