sábado, 14 de novembro de 2020

Frente Polisario declara o fim do cessar-fogo e prepara a guerra com Marrocos


Dezenas de voluntarios começaram a alistar-se nos quartéis dos campos de refugiados levantados há 45 años na região argelina de Tindouf

 

Por EFE - 14/11/2020 - A Frente Polisario anunciou este sábado que considera quebrado o acordo de cessar-fogo assinado com Rabat em 1991 e declarou o estado de guerra em todo o território em resposta ao ataque perpetrado sexta-feira pelas forças marroquinas na passagem de fronteira de Guerguerat, que une a Mauritânia ao território ocupado por Marrocos no Sahara Ocidental. Ao mesmo tempo que era divulgado o decreto assinado pelo secretário-geral da Frente Polisario e presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Brahim Ghali, dezenas de voluntários começaram a alistar-se nos quartéis dos campos de refugiados construídos há 45 anos no região argelina de Tindouf como nas chamadas "zonas libertadas". “A partir de agora, todas as regiões militares estão mobilizadas. Abriram-se escolas militares, que estão a encher-se de gente e onde é oferecido treino intensivo para que possam entrar no campo de batalha o mais rapidamente possível”, disse à EFE um oficial militar que preferiu não ser identificado por razões de segurança.

Na sexta-feira, pouco depois de se espalhar a ofensiva marroquina em Guerguerat e do próprio Ghali alertar a ONU que considerava a ação "uma flagrante violação da trégua", centenas de pessoas saíram às ruas dos campos de refugiados para exigir armas ao já tradicional grito do mundo árabe "com nosso sangue e nossa alma" defenderemos a nossa terra. Também houve manifestações na noite passada nas cidades ocupadas por Marrocos, em particular em El Aioun, que foram reprimidas pelas forças de segurança e pela Gendarmaria marroquina, que ativistas disseram à EFE ter feito várias prisões. “Os cidadãos das áreas ocupadas também estão ansiosos para se juntar à batalha e preparar as suas próprias ações”, explicou um ativista em El Aioun ocupada.

 


A penúltima bala contra a paralisia

A tensão entre Rabat e a Polisário disparou desde que, em 21 de outubro, um grupo de ativistas saharauis bloqueou a passagem de fronteira de Guerguerat, que liga a Mauritânia aos territórios ocupados por Marrocos na ex-colónia espanhola do Sahara Ocidental. Na sexta-feira, unidades militares marroquinas cruzaram a linha divisória para quebrar o bloqueio e levantar um corredor de segurança, uma ação que desencadeou uma troca de tiros entre o exército marroquino e as forças da Polisario estacionadas na área. Horas depois, unidades saharauis bombardearam quatro bases militares e dois postos de controlo marroquinos localizados ao longo do muro de segurança construído no deserto, o mais longo do mundo com mais de 2.500 quilómetros de comprimento. Unidades saharauis bombardearam quatro bases militares e dois postos de controlo marroquinos.Embora a Polisario assegure que houve "vítimas inimigas", esta informação ainda não foi confirmada ou desmentida por Marrocos, nem foi corroborada por fontes independentes. “Marrocos não vai admitir as vítimas. Nem que esteja em guerra, mas também se prepara. Durante anos negou a existência de soldados marroquinos presos pela Polisario. É a sua política mas a realidade é outra. O povo saharaui está cansado de esperar e não vai aceitar mais manobras ", declarou um alto comando saharaui em Rabouni (nos campos de refugiados). Académicos, analistas e especialistas em segurança internacional concordam que além de sua importância como rota comercial, Guerguerat aparece na argumentação da Polisario como a penúltima ferramenta para tentar reverter a tendência que o conflito tomou, paralisado pela incapacidade de a ONU para lançar o referendo de autodeterminação que ambas as partes aceitaram na assinatura da trégua de 1991. E os atrasos de Marrocos, que em 2019 anunciou que já não contemplava nem autodeterminação nem independência, e que estava apenas disposta a aceitar ampla autonomia, na sua própria interpretação das resoluções internacionais.




 Fim do cessar-fogo

Neste contexto bélico, (Brahim) Ghali responsabilizou Marrocos por todas as consequências decorrentes do seu ataque a Guerguerat, decretou o estado de guerra em todo o território, impôs um toque de recolher e sublinhou que a partir deste momento as Forças Armadas saharauis assumem o pleno controle da segurança nacional. Também ordenou à Autoridade de Segurança Nacional, chefiada pelo Primeiro-Ministro saharaui, Hamoudi Bouchraya Beyun, "que tome medidas relacionadas com a implementação dos requisitos do estado de guerra no que diz respeito à gestão e administração das instituições e agências nacionais, e garanta a regularidade do atendimento à população ”. Além disso, impôs toque de recolher em todas as áreas sob seu controle para preparar uma guerra cujo curso dependerá, em grande medida, da posição da Argélia, rival de Marrocos e principal apoio económico, político e militar da Polisário.

Artigo da Agência espanhola EFE

 

Sem comentários:

Enviar um comentário