sexta-feira, 19 de março de 2021

Exército argelino intercepta 1400 quilos de cannabis e prende 31 traficantes de droga com ligações terroristas a Marrocos.

 


 Argel, 17 de março (EFE) - As forças de segurança argelinas interceptaram durante a última semana um total de 31 traficantes de droga que tentavam introduzir cannabis em pó (kif tratado) através da fronteira argelino-marroquina e apreenderam mais de 1.400 quilos desta substância, afirma comunicado do Ministério da Defesa argelino.

O comunicado do ministério revela a captura de dois indivíduos que prestaram apoio a grupos terroristas nas cidades de Tebesa (extremo oriente) e Tisemsilt (220 quilómetros a sul de Argel), para além da destruição de quatro esconderijos de armamento na cidade de Mila (oriente) e três bombas caseiras nas províncias de Medea e Jijel.

O comunicado chega algumas horas antes do prazo dado pelas autoridades argelinas a cinquenta trabalhadores diários marroquinos do oásis de Figuig, uma zona fronteiriça entre os dois países, para deixarem o oásis de Al Arja (região de Bechar, sudoeste), que têm vindo a explorar desde há várias décadas até às datas de colheita.

 



Mais de 1.000 toneladas de resina de cannabis de Marrocos apreendida na Argélia

Embora a presença destes trabalhadores não tenha causado até agora a mínima altercação diplomática, noticia o diário argelino em francês "Al Watan" na quarta-feira, a proliferação do tráfico de droga na região preocupa o governo local, que decidiu fazer um ultimato para que regressem ao seu país no prazo de dez dias, correndo o risco de serem presos. Nem as autoridades marroquinas nem as argelinas fizeram qualquer declaração sobre o assunto.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Criminologia da Gendarmerie Nacional, o exército argelino apreendeu mais de 1.000 toneladas de resina de cannabis de Marrocos durante a última década, com uma significativa tendência ascendente entre 2019 e 2020.

Em declarações recentes à rádio nacional "Chaîne 3", o Tenente Coronel Yacine Boumerah assegurou que a Argélia "se tornou um país consumidor, bem como um país de trânsito", uma vez que em 2018 este fenómeno afetou as regiões situadas na fronteira com Marrocos, enquanto que, a partir de 2020, a sua presença se estende praticamente a todo o território nacional.

O Relatório da ONU sobre a Droga Mundial coloca Marrocos na lista dos primeiros países do mundo na produção de resina de cannabis. O cultivo desta planta está concentrado no norte do país, principalmente na cordilheira do Rif e nos vales a sul, e é a principal fonte de rendimento para milhares de famílias. EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário