quarta-feira, 3 de março de 2021

Reino Unido «segue de perto» a situação no Sahara Ocidental

 


O ministro de Estado britânico para o Médio Oriente e Norte da África (MENA), James Cleverly, disse ontem, terça-feira que o seu país acompanha de perto a situação no Sahara Ocidental, está em contato constante com as partes no conflito (Frente Polisario e Reino de Marrocos) e conduz discussões regulares com a ONU e membros do Conselho de Segurança sobre este assunto.

Em resposta a uma pergunta do deputado Graham Maurice, citado pelo site saharaui "Sumoudsh.net", James Cleverly esclareceu que "a Inglaterra tem acompanhado de perto a situação no Sahara Ocidental desde 13 de novembro de 2020", data da agressão marroquina contra civis saharauis indefesos na zona tampão de Guerguerat e violação do cessar-fogo.

Sublinhou que o Governo do seu país toma conhecimento dos relatos de confrontos militares entre o Exército de Libertação do Povo Sarauí (ELPS) e as forças do Exército Real Marroquino.

O dirigente britânico lembrou que seu país "continua a exortar todas as partes a evitar uma escalada, a voltar ao acordo de cessar-fogo e a se engajar novamente no processo político sob a égide da ONU", afirmando o apoio de Londres aos esforços do Secretário-Geral da ONU para designar um enviado pessoal para o Sahara Ocidental o mais rápido possível.

A ONU ainda não nomeou um enviado pessoal para o Sahara Ocidental há 22 meses após a renúncia de Horst Kohler, ex-presidente alemão, alegadamente “por motivos de saúde” (APS).

Sem comentários:

Enviar um comentário