terça-feira, 30 de março de 2021

Secretário de Estado norte-americano falou com o SG da ONU sobre o Sahara Ocidental

 


O Secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, teve ontem uma reunião virtual com o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, para discutir as prioridades dos EUA nas Nações Unidas.

Segundo o comunicado do Departamento de ESatados dos EUA, da responsabilidade do porta-voz Ned Price: “O encontro centrou-se nas formas como podemos trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios regionais e globais e reforçar os princípios e valores fundamentais da ONU e do sistema multilateral, incluindo a protecção dos direitos humanos e a dignidade de cada indivíduo, independentemente da sua cidadania, etnia, religião, género ou raça. O Secretário Blinken saudou a estreita coordenação com a ONU relativamente ao acordo político e ao cessar-fogo permanente e abrangente no Afeganistão, bem como a necessidade de renovar e expandir a prestação de ajuda transfronteiriça na Síria. Discutiram os esforços na Etiópia para assegurar um maior acesso humanitário em todo o país, a necessidade de as forças eritreias se retirarem do Tigray, e a necessidade de investigações independentes e internacionais sobre as violações dos direitos humanos, registando a recente viagem do Senador Christopher Coons como emissário do Presidente Biden.

Sobre o Sahara Ocidental, o Secretário Blinken sublinhou o apoio dos EUA às negociações políticas e exortou o Secretário-Geral a acelerar a nomeação de um Enviado Pessoal. O Secretário Blinken saudou o novo Governo Interino de Unidade Nacional na Líbia, sublinhou a importância das eleições nacionais em Dezembro deste ano e a necessidade da partida de forças estrangeiras, e prometeu total apoio ao Enviado Especial da ONU Jan Kubis e à Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL). Concordaram em continuar a estreita coordenação EUA-ONU sobre estes e outros assuntos”. - Este o teor do comunicado.

Segundo o portal informativo ECSaharaui, “O Secretário de Estado norte-americano, Antonio Blinken, anunciou oficialmente a posição do seu país sobre a questão do Sahara Ocidental. Blinken reitera o apoio de Washington aos esforços das Nações Unidas para encontrar uma solução para o problema do Sahara Ocidental, de acordo com a Casa Branca”

Para aquele portal, “Ao incluir a questão do Sahara Ocidental na sua primeira reunião com o chefe da ONU, a nova administração americana envia um forte sinal sobre a adesão de Washington à sua tradicional posição de apoio à legalidade internacional no Sahara Ocidental, e uma resposta explícita à declaração de Trump sobre o Sahara Ocidental”.




E acrescenta: “A acção de Trump trouxe consigo uma pesada dose de descrédito, embora para a maioria dos países continue a ser uma decisão de Trump e não do governo dos EUA, como foi entendido por ambos os partidos dos EUA, mesmo para congressistas pró-Israel a exigirem uma inversão ou modificação dos seus termos. Uma carta assinada por 25 senadores exortou Biden a reverter o reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental. A impopularidade de Mohamed VI e Marrocos cresceu no mundo árabe e em África e pode desencadear retaliações diplomáticas de outros países por terem traído a causa palestiniana e vendido a causa saharaui em troca do estabelecimento de laços com a entidade sionista de Israel. Relativamente aos seus cidadãos, a normalização dos laços foi vista como uma troca de favores geopolíticos, ou seja: "Se legitimam a minha ocupação, eu legitimo a vossa". No entanto, acontece que a causa palestiniana é sensível no mundo árabe, e Mohamed VI está ciente disso e teme os movimentos radicais e pró-islâmicos que possam surgir no país, embora de momento o Makhzen prefira permanecer em silêncio e controlo, em vez de se sentir embaraçado” - adianta o portal.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário